Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Servidores do TCEMG participam do 1º Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade ENCEMOB

02/08/2024

ENCEMOB - 1º Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana

O Tribunal de Contas do Distrito Federal, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou o 1º Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana – ENCEMOB, dos dias 29 de julho ao dia 02 de agosto.

Com a presença de especialistas, gestores públicos, acadêmicos e representantes da sociedade civil, foram realizados importantes debates sobre mobilidade urbana abordando assuntos como eletrificação das frotas de ônibus; tarifa zero no transporte público e a atuação das Cortes de Contas na fiscalização dos serviços de transporte coletivo no país.

Os servidores do TCEMG, Túlio Martins e Fernando Duca participaram do evento e ressaltaram a importância da iniciativa diante da complexidade do tema e das dificuldades inerentes à fiscalização do planejamento e execução dos projetos de mobilidade urbana.

Na segunda parte do evento, exclusiva para servidores de órgãos de controle para apresentação de estratégias de fiscalização e controle do transporte coletivo urbano, Fernando Duca apresentou estudo sobre a importância da regulação econômica para a garantia da modicidade tarifária no transporte público urbano, fruto das reflexões realizadas em seu trabalho de conclusão de curso na especialização em Controle da Desestatização e da Regulação do Instituto Serzedello Corrêa. Para o autor, “a discussão da modicidade tarifária é sempre deixada em segundo plano, como um produto da análise de viabilidade econômica e não como uma premissa de um projeto de mobilidade, fruto de uma política pública que preza pela prestação de serviços públicos acessíveis e de qualidade”.

Já Túlio Martins apresentou reflexões acerca da micromobilidade urbana e quais seriam as estratégias de fiscalização do Controle Externo, a partir do Plano Nacional de Mobilidade Urbana e das experiências internacionais e dos municípios brasileiros. O servidor esclareceu que não há consenso na literatura acerca do que seja micromobilidade, mas os conceitos mais utilizados envolvem noções de transportes sustentáveis, movidos por força humana ou energia elétrica, projetados para percorrer distâncias que são curtas demais para o uso eficiente de carros, mas longas demais para caminhar confortavelmente.

Ressaltou que “nas experiências internacionais de cidades que implementaram sistemas de bicicletas e patinetes compartilhados, os estudos apontam uma utilização eficiente dos meios de transporte decorrente das soluções de micromobilidade em razão da flexibilidade da implementação e da integração multimodal. Em pesquisa com os usuários realizada pela operadora das bicicletas compartilhadas em São Paulo, 40% das pessoas optam pela solução em razão do conforto para percorrer pequenas distâncias ao final do trajeto percorrido por outros modos de transporte, até o destino final”.
Além da disponibilização das apresentações, o grupo planeja realizar publicações técnicas sobre o tema com o apoio do IRB e o 2º Encontro ocorrerá no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.
Túlio MartinsFernando Duca