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Sistemas de relacionamento aproximam TCEMG da sociedade

01/04/2014

Duas importantes ferramentas de tecnologia foram desenvolvidas pelo Tribunal de Contas com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento aos jurisdicionados e aos cidadãos. O sistema Central de Relacionamento com os Jurisdicionados – CRJ, implantado e apresentado na sessão plenária do dia 6/2/2013, no TCEMG, possibilitou aos jurisdicionados demandar serviços de suporte aos sistemas, via internet, gerando uma solicitação online. A solução, criada e desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas dá suporte aos sistemas existentes no Portal, como o Fiscopa, Fiscap, Sicom, Siace e Sisobras, entre outros.

Com a implantação do sistema, classificado como service desk, um histórico de solicitações é gerado, criando subsídios para a tomada de decisões por parte dos gestores, tanto do TCEMG, quanto dos órgãos externos. Além disso, a ferramenta traz agilidade e mais transparência no atendimento, evitando a demora na resposta das ocorrências. Um grande benefício do sistema é o backup virtual. Não é mais necessário o envio de ofício de solicitações via correios, fax ou pessoalmente. Os arquivos ficam disponíveis para os jurisdicionados na página da Central de Relacionamento.

CRTCE

A Central de Relacionamento com o TCE – CRTCE, lançada em novembro de 2013, passa a ser uma extensão do CRJ. A Central abrange em um só local todas as demandas provenientes da Central de Relacionamento com os Jurisdicionados (CRJ), Fale Conosco, PABX e demais instrumentos por onde as informações chegavam, exceto Ouvidoria.

A nova ferramenta de interação com a sociedade permite que todas as informações recebidas por meio desses antigos canais de comunicação fiquem reunidas em um grande banco de dados, melhorando, assim, a qualidade de atendimento aos jurisdicionados e aos cidadãos. Com a implantação da CRTCE, um histórico de demandas será gerado, criando uma base de informações para subsidiar futuras decisões.

O formato da nova ferramenta segue as exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527) que prevê que qualquer pessoa pode pedir informação aos órgãos públicos, sem apresentar justificativa. Para isso, basta cumprir dois requisitos: identificar-se e especificar a informação requerida.

As informações do banco de dados da CRTCE serão de fundamental importância para gerar relatórios de satisfação do cliente em relação ao serviço prestado; de percentual de atendimentos resolvidos no tempo acordado; de tempo médio para resolução dos atendimentos; de percentual de atendimentos por departamento, dentre outros.

A Diretora de Tecnologia da Informação do TCEMG, Cristiana Siqueira Veloso de Andrade, falou da sua experiência com a Central de Relacionamento dos Jurisdicionados (CRJ), lançada em fevereiro de 2013. Ela pontuou que depois da implantação da CRJ “é possível verificar o alto grau de satisfação dos jurisdicionados em ter uma Central que os atenda a tempo, com qualidade e que responda pontualmente”. Para ela, “a CRTCE é um grande ganho para o cidadão que pode saber que o Tribunal quer respondê-lo em tempo hábil”, finalizou.

Karina Camargos Coutinho / Assessoria de Jornalismo e Redação