Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Suspenso um edital da BHTrans para a instalação e manutenção de semáforos

31/03/2016

Foto de arquivoA Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, em sessão ordinária realizada hoje (31/03/2016), referendou a decisão do conselheiro substituto Hamilton Coelho, que suspendeu a Concorrência Pública n.º 04/2015, da BHTRANS (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), que tinha a finalidade de contratar uma empresa para a realização dos serviços de implantação e manutenção preventiva e corretiva de controladores de semáforos. O certame estava marcado para o dia 23 de março e a decisão do conselheiro foi motivada por uma denúncia apresentada por uma empresa interessada no procedimento licitatório.

A empresa denunciante listou 12 supostas irregularidades, algumas delas relativas à insuficiência do projeto básico. Em seu parecer, o relator do processo entendeu que faltaram “informações suficientemente precisas sobre o objeto licitado, carecendo o projeto básico de dados que subsidiem a segura formulação de propostas de preço”. Em seu voto, o relator Hamilton Coelho citou outros pontos da análise técnica que embasam a decisão pela suspensão.

O Tribunal decidiu, ainda, anexar ao processo principal (nº 977.528) duas outras denúncias relativas ao mesmo edital. Os gestores responsáveis pelo procedimento foram intimados a comprovar o cumprimento da decisão em até cinco dias.

Coincidentemente, a Câmara tomou uma decisão diferente relativa a outro processo semelhante, ao recusar o pedido de um recurso (agravo) formulado pela mesma empresa que atuou no outro caso como denunciante. A Sinetec Empreendimentos e Tecnologia Ltda. solicitou a revisão de uma decisão do TCEMG, que havia autorizado a continuidade da Concorrência nº 10/2015, da mesma BHTRANS, na Denúncia nº 969.487.

A Sinetec alegou prejuízos relacionados a prazos previstos no procedimento licitatório, mas o conselheiro substituto Hamilton Coelho analisou o edital e entendeu que as exigências legais haviam sido obedecidas. Seu voto foi aprovado por unanimidade pela Segunda Câmara e os responsáveis pela licitação serão notificados através do DOC – Diário Oficial de Contas, que é o principal instrumento de publicações do TCEMG e pode ser lido ou copiado no Portal do TCE (www.tce.mg.gov.br), na internet.