Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE apoia Corrida e Caminhada Viva Leve

01/09/2016

O Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) e a Associação dos Servidores do TCEMG (Asscontas) estão apoiando a organização da Corrida e Caminhada Viva Leve. O evento será realizado pela Associação dos Servidores do Tribunal do Trabalho da Terceira Região (Asttter), no domingo, dia 18 de setembro de 2016, com largada e chegada na Praça JK e percurso pela avenida Bandeirantes, em Belo Horizonte. Os interessados devem se inscrever no site do evento. Associados da Asscontas serão reembolsados do pagamento da inscrição, após apresentarem comprovantes de inscrição e classificação, além de assinarem a lista de presença no local.


Segundo a Asttter, a corrida é mais que uma prova de rua, pois “junta esporte, entretenimento, saúde e bem-estar. Além da modalidade corrida, num percurso de 5 quilômetros (km), teremos a corrida kids, para crianças de 3 a 14 anos de idade, a caminhada e a cãominhada, para você percorrer 3 km acompanhado do seu cão”, definiram os idealizadores do evento.


Segundo a Coordenadoria de Serviços Integrados de Saúde (CSIS) do TCEMG, um dos principais motivos do Tribunal se tornar apoiador da corrida foi a oportunidade de estimular os seus servidores a praticarem exercícios físicos, em um evento que proporciona a integração dos colegas de trabalho e da família, com o propósito de melhorar da qualidade de vida dos participantes.

Benefícios


A equipe da Coordenadoria de Serviços Integrados de Saúde fez uma lista de benefícios para quem tem o hábito de caminhar.


1-   Melhora a circulação

Caminhar proporciona uma redução da pressão arterial subsequente ao exercício. Isso ocorre porque, durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Veias e vasos capilares dilatados tornam o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas.

2-   Melhora da capacidade pulmonar

As trocas gasosas que ocorrem no pulmão são facilitadas, quando caminhamos com frequência.

3-   Auxilia na redução da osteoporose

O impacto dos pés com o chão proporciona um efeito benéfico aos ossos. A movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

4-   Melhora a ansiedade e a tensão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.
Quanto mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te proporciona mais ânimo.

5-   Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada ao ar livre, em áreas próximas à natureza, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima.

6-   Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Em relação ao cérebro, proporciona um aumento de seus circuitos e redução dos riscos de problemas de memória e de atenção. A caminhada aumenta a coordenação e faz com que o cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos (táteis, sonoros e olfativos).

7-   Redução da sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Além disso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.
8-   Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Caminhar emagrece: um dos benefícios mais conhecidos da caminhada. Caminhando o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas. Além disso, estudos mostram que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

9-   Controla a vontade de comer

A caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida.

10-   Protege contra derrames e infartos

Andar evita doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. A caminhada faz com que os vasos fiquem mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso reduz a possibilidade de entupimento das artérias.

11-   Previne a diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, pois a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos. Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. A presença em excesso do açúcar circulando livremente no sangue, pode causa diabetes. Além de que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é também capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes.

12-   Regula os níveis de colesterol

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição da produção de gorduras ruins (aquelas que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso pode causar derrames e infartos), como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

13-   Permite a interação social

A caminhada é um momento de relaxamento e permite o contato social com outras pessoas que procuram um estilo de vida mais saudável. Existem inclusive grupos de caminhadas e corridas voltados para o desenvolvimento/aprimoramento da prática da atividade e interação social.

Cuidados a tomar

A CSIS lembra que “caminhar é a atividade física mais democrática que existe. Desde que não haja alguma restrição médica, qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer uma caminhada. É interessante que a pessoa sedentária inicie uma atividade aeróbia com intensidade mais baixa, progredindo continuamente, sempre respeitando os seus limites”, alertou a equipe.

Orientações básicas aos participantes:

•   Cuide da alimentação. Antes de caminhar, procure fazer uma refeição leve, à base de frutas e sucos. Não se exercite em jejum ou alimente-se em excesso.

•   Mantenha a hidratação adequada antes, durante e após a atividade física. Beba água.

•   Alongue-se. Qualquer atividade física realizada sem alguns minutos iniciais de alongamento de membros superiores, inferiores e tronco pode resultar em distensões e cãibras - principalmente no tempo frio e pela manhã.

•   Utilize roupas e tênis confortáveis. Lembre-se do boné e do filtro solar.

•   Mantenha a postura certa. Caminhe sempre com a cabeça centrada nos ombros e o olhar direcionado para o horizonte, em linha reta. Os ombros devem estar relaxados e não devem ser inclinados para frente ou para os lados.

•   Respire corretamente: o ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

•   Ouça o seu corpo e respeite o seu limite.

•   Aproveite o momento para interagir com os seus colegas de trabalho, amigos, familiares e outros participantes!