Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE apresenta segundo painel do projeto Treinamentos de Controle Interno

25/06/2021

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizou hoje, 25 de junho, o segundo painel do treinamento virtual “Fortalecimento do Controle no apoio a Gestão Pública”. O evento tem a finalidade de consolidar o Controle Interno nas cidades mineiras, como instrumento de eficácia e eficiência da gestão pública e de combate à corrupção, por meio de ações de capacitação dos agentes de controle interno que atuam como suporte técnico aos gestores municipais.

O primeiro convidado, Fernando Souza, auditor interno da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais abordou o tema “Implantação de controladorias internas efetivas – Superando Desafios”. O servidor dividiu a apresentação em três tópicos: Implantação, Estruturação e o Controle Interno integrado com a governança. No primeiro ponto, Souza falou sobre a superação das dificuldades e como atingir melhores resultados adotando mecanismos de controle interno. No segundo item, ele falou sobre a posição do planejamento na organização institucional, a independência do Controle Interno na administração e a necessidade do concurso público, da estrutura física e de pessoal para executar com eficiência o trabalho. Por último, o assunto tratado foi como a governança pode apoiar as ações, recomendações e sugestões do controle interno para melhoria da administração pública.

Em seguida, a analista de controle externo Mariza Nunes falou sobre Avaliação dos Controles Internos das Receitas e compartilhou a experiência de estabelecer um sistema de auxílio aos municípios. Mariza contou que, antes de exercer o papel pedagógico e orientativo, o TCE enviou aos municípios o questionário Receitas Municipais, com o objetivo de melhorar as arrecadações. Com as respostas, a Corte de Contas avaliou e entregou às prefeituras diagnósticos de quais as fragilidades e falhas que as cidades apresentavam e fez recomendações específicas para cada jurisdicionados para melhorar o esforço tributário e cumprir o planejamento financeiro para a gestão.

Atualmente, 678 (79% dos municípios mineiros) cidades participantes, cadastrados no Portal Receitas, recebem o acompanhamento do TCE para tomar as providências de instituir e cobrar impostos para empregar em benefícios para a sociedade.

Com atuação em cargos de diretoria e procuradoria jurídica municipal e coordenação de fiscalização e fundação de programas de amparo na eficiência da receita tributária, o diretor geral do TCE, Paulo Henrique Figueiredo, mediou as apresentações e dividiu o conhecimento com os participantes.

Programação

O primeiro módulo aconteceu no dia 11 de junho e debateu o tema “Situação Institucional do Controle”. Com o objetivo de contextualizar e enfatizar o papel do controle interno como aliado para a gestão municipal, o webinário contou com as participações da analista de controle externo do TCE mineiro Cláudia Maria Emediato e o presidente do Conselheiro Nacional de Controle Interno (CONACI) Leonardo Ferraz, mediados pelo chefe de gabinete da presidência Carlos Pavan. Antes das exposições, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Alves Viana abriu oficialmente o evento e ressaltou a importância do controlador interno.

O projeto “Fortalecimento do Controle no apoio a Gestão Pública” é viabilizado pela emenda parlamentar do deputado federal Fábio Ramalho, concretizada por meio do convênio 883205/2019, que estabelece uma parceria entre o Tribunal de Contas de Minas Gerais e o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O curso executado hoje faz parte de uma série de cinco webinários, com duração de duas horas, sempre às sextas-feiras. Também serão realizados quatro treinamentos presenciais, respeitando as medidas de segurança para evitar a propagação do coronavírus. Os webinários serão transmitidos e ficarão disponíveis para acesso no canal do TCEMG, no YouTube.

Nos dias 09 e 13 de julho, respectivamente, os painéis vão abordar os assuntos Planejamento do Controle Interno e Lidando com os riscos. Combate a Fraudes e Corrupção é o tema painel que será realizado dia 27 de agosto e que encerra o projeto.

A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG, organizadora do evento, vai emitir certificado a todos os participantes inscritos. Para isso, clique aqui e faça o cadastro e obtenha mais informações.

Acompanhe também as redes sociais do TCEMG para ficar por dentro dos treinamentos.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação