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TCE avalia qualidade da Educação no município de Tabuleiro

14/02/2020

Foto: Prefeitura Municipal de Tabuleiro

A Segunda Câmara, na sessão de ontem (13/02/2020), aprovou na íntegra o relatório, levado pelo conselheiro relator Wanderley Ávila, durante análise do processo n. 1054283,  referente à Auditoria Operacional realizada no município de Tabuleiro, na Zona da Mata. O objetivo da ação de controle foi contribuir para a melhoria na qualidade da educação nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal.

Essas ações fazem parte do programa “Na ponta do Lápis”, que foi lançado pelo TCE para avaliar a gestão municipal, a gestão escolar e as políticas de valorização dos professores nos municípios mineiros. O relator adotou as recomendações sintetizadas na “Proposta de Encaminhamento” elaborada pela Coordenadoria de Auditoria Operacional (Caop), em seu relatório final:

  1. Gestão municipal:
  • Preparar relatórios relativos à situação da educação no município para apresentação à equipe de transição, informando, em suma, decisões tomadas com repercussão e relevância no futuro;
  • Formar equipe de transição, quando da época da eleição, para atuação em conjunto com a nova gestão eleita, mediante ato normativo específico com datas de início e encerramento dos trabalhos, identificação de finalidade e forma de atuação, com o objetivo de repassar informações gerenciais e organizar documentação relativa à área da educação para o gestor eleito;
  • Elaborar indicador municipal que permita avaliar anualmente a evolução no aprendizado do aluno e incentivar sua utilização, além do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com objetivo de aprimoramento na avaliação da qualidade do Ensino Fundamental nos anos iniciais.

2. Gestão Escolar Democrática

  • Manter os instrumentos institucionais pedagógicos; Projeto Político-pedagógico (PPP), Planejamento Anual (PA) e Regimento Escolar (RI), atualizados, organizados e disponíveis para consultas em geral;
  • Promover e fortalecer a atuação dos conselhos escolares para que exerçam o papel de guardiões e fiscalizadores dos instrumentos institucionais pedagógicos (PPP, PA e RI) dogerenciamento e fiscalização dos recursos destinados diretamente às escolas municipais.
  • Criar uma política de educação no que diz respeito à infraestrutura, voltada para a escola da zona rural.
  • Pesquisar junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) os programas existentes que podem ser utilizados nas escolas com o objetivo de obter recursos e melhoria na infraestrutura das escolas, e sua implementação quando se fizer necessário;
  • Apresentar cronograma de manutenção da estruturafísica das escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, com a devida adequação à legislação vigente, de acordo com os itens apontados: manutenção de pisos e pinturas danificadas, vidros quebrados, fios expostos, portas danificadas, mal acondicionamento dos materiais de limpeza e alimentos;
  • Adaptar instalações sanitárias para o Plano Nacional de Educação (PNE) na Escola Municipal Coronel Cláudio Gomes;
  • Criar biblioteca nas escolas municipais;
  • Instalar laboratórios de informática e de ciências com acesso para os alunos da zona rural;
  • Atualizar os instrumentos relativos ao plano de segurança das unidades escolares, de acordo com a legislação vigente.

3. Políticas de valorização dos professores

  • Elaborar, com a colaboração dos professores, um planejamento para alinhar as ações da Prefeitura relativas aos profissionais da educação com as metas e estratégias do PNE;
  • Consultar periodicamente os professores sobre os cursos de capacitação de que necessitam e fornecê-los em parceria com uma instituição de ensino superior.
  • Capacitar e dar condições de trabalho para que os coordenadores pedagógicos implementem a formação continuada no ambiente escolar.
  • Organizar a grade de horários da Escola Municipal João XXIII de modo que todos os professores permaneçam no máximo dois terços da carga horária de trabalho em atividades de interação com os alunos. Cobrar a presença dos professores na escola durante o horário de atividades extraclasse. Se necessário, realizar uma pequena redução na jornada de trabalho dos professores (Lei 640/2014, Art. 26, inciso I) sem reduzir a remuneração.
  • Viabilizar e planejar para que todos os professores possam ter acesso a computadores com internet durante o período em que estiverem planejando aulas;
  • Elaborar um curso para ser oferecido aos professores recém-empossados, que apresente de forma aprofundada as peculiaridades da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e as metodologias, práticas e filosofias pedagógicas adotadas pelo município;
  • Estabelecer equipe de profissionais experientes para supervisionar o professor novato a fim de fundamentar, com base em avaliação documental, a decisão de aprovação no estágio probatório;
  • Remunerar os professores com vencimento inicial e reajuste anual no mínimo semelhantes ao do piso nacional do magistério e, por fim,  estimular a formação de uma comissão de professores representantes do corpo docente para discutir reestruturações e atualizações no plano de carreira.

Os conselheiros da Segunda Câmara determinaram, ainda, à Prefeitura Municipal de Tabuleiro que remeta ao TCE o plano de ação a ser adotado para pôr em prática as recomendações, no prazo de 120 dias, a contar da publicação do acórdão.

Denise de Paula – Coordenadoria de Jornalismo e Redação