Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE celebra 89 anos!

09/09/2024

Responsável pela fiscalização orçamentária, contábil e financeira, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais completa hoje, 9 de setembro, 89 anos de existência. Instituído pela Constituição Mineira de 1935, o TCE mineiro era composto por três membros. A primeira sede era localizada na Feira Permanente de Amostras, onde hoje é o Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, no centro da capital.

Com o passar dos anos e das novas demandas, as competências e organização do TCE mineiro foram alteradas. Desde 1989, o número de conselheiros passou a ser sete, além de quatro conselheiros-substitutos e sete procuradores do Ministério Público de Contas. A mudança também ampliou os poderes e âmbito de fiscalização.

Com milhares de jurisdicionados em todo o Estado, cabe ao Tribunal fiscalizar a legalidade e economicidade dos órgãos públicos estaduais e dos 853 municípios mineiros, como também acompanhar a gestão do dinheiro, bens, patrimônio e orçamento.

Nos últimos anos, o Tribunal de Contas mineiro tem investido em tecnologia e inovação para melhorar o trabalho de fiscalização e exercer a principal função em prol da sociedade.

O Tribunal já iniciou oficialmente as celebrações de 90 anos, em 2025. Na semana passada, no dia 4 de setembro, foi lançado o selo comemorativo das nove décadas da criação da Corte de Contas mineiras.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação