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TCE chama a atenção de conselheiros da educação para infraestrutura e saneamento básico na qualidade de ensino

06/08/2024

Segundo dia do VII Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação - Fotos: Daniele Fernandes
O segundo dia do VII Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e XIX Encontro Regional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/MG) debateu a necessidade da infraestrutura e do saneamento básico na qualidade da educação no estado. 
 
O coordenador de Auditoria e Obras, Douglas Emanuel Nascimento, apresentou alguns detalhes a respeito do Projeto Sede de Aprender: uma visão de saneamento básico e infraestrutura em benefício da educação, que é fruto de auditorias realizadas em 72 escolas mineiras. Segundo ele, ficou constatado algumas situações críticas, como captação de águas de nascente e diretamente de rios, sem qualquer tratamento, preparo de alimentos com água contaminada e lançamento de esgotos diretamente no solo. 
 
“Acredito que o controle social é uma ferramenta importante para a consecução de políticas públicas, e o papel dos conselhos da educação é primordial para garantir isso. A educação pública é o alicerce para uma sociedade justa e igualitária, por isso foi importante levar aos conselheiros da educação os resultados dessa fiscalização e a importância do saneamento básico e da infraestrutura na educação dos alunos, levando luz a situações enfrentadas pelos diretores e professores das escolas em virtude, muitas vezes, do descaso dos gestores públicos. Lado outro, é de suma importância abrir diálogo entre o Tribunal e a sociedade"”, destacou o coordenador. 
 
Ainda pela manhã, a palestra “Prestação de Contas na Educação” foi conduzida pelo assessor da vice-presidência, Gustavo Vidigal. Em sua apresentação, o assessor trouxe questionamentos constitucionais ao público e apresentou dados sociais da educação no Brasil e fez um alerta aos conselheiros.
 
“Na Primeira Câmara [do TCE] estamos tendo decisões pacificas, que o não cumprimento de algumas metas do plano nacional de educação está acarretando a emissão de parecer prévio com aprovação das contas, mas com ressalva, mas vai caminhar para ser mais dura neste sentido”, disse o assessor. 
 
O assessor da vice-presidência, Gustavo Vidigal Costa, proferiu uma palestra que instigou os participantes a refletirem sobre a importância da prestação de contas na educação brasileira. O evento, intitulado "Prestação de Contas da Educação", abordou temas cruciais como a relação entre os conselhos de educação e o Tribunal de Contas, a competência dos conselhos sociais da educação e a responsabilidade dos conselhos no acompanhamento da execução orçamentária e da sintonia com o Plano Nacional da Educação (PNE).
 
Durante a palestra, Gustavo Vidigal apresentou dados públicos sobre a educação no Brasil, evidenciando a necessidade de um acompanhamento mais rigoroso dos recursos destinados à área. O palestrante destacou o papel fundamental dos conselhos de educação nesse processo, enfatizando a importância de sua participação na formulação e no acompanhamento das políticas públicas educacionais.
 
"Os conselhos de educação são órgãos colegiados que têm um papel crucial na garantia da qualidade da educação. Eles são responsáveis por acompanhar a execução orçamentária, a implementação das políticas públicas e a avaliação dos resultados", afirmou.
 
O assessor da vice-presidência também abordou a relação entre os conselhos de educação e o Tribunal de Contas, destacando a importância da atuação conjunta desses órgãos para garantir a aplicação correta dos recursos públicos destinados à educação.
 
"O Tribunal de Contas tem um papel fundamental na fiscalização dos recursos públicos. A parceria com os conselhos de educação é essencial para garantir que os recursos destinados à educação sejam utilizados de forma eficiente e eficaz", ressaltou o palestrante. Veja, abaixo, as fotos do evento.
 
 

Encontro dos conselheiros de educação 2024 (2° dia)

 
 
Felipe Jácome / Coordenadoria de Jornalismo e Redação