Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE de Minas é destaque em encontro do Tribunas de Contas em Foz do Iguaçu

11/11/2024

O vice-presidente Durval Ângelo e a diretora-geral Polliane Patrocínio palestraram simultaneamente no encontro - foto: Luiz Cláudio Mendes
O vice-presidente Durval Ângelo e a diretora-geral Polliane Patrocínio, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), fizeram palestra em dois painéis simultâneos no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil, que está sendo realizado de hoje a quinta-feira (14/11), em Foz do Iguaçu, no Paraná. 
 
A diretora-geral Polliane Patrocínio foi uma das palestrantes do painel sobre “Inteligência Artificial e Inovação no controle”. Ela falou sobre o tema “Inovação e IA – protegendo o futuro previdenciário”, apresentando o projeto estratégico “Matriz de Risco”, que compõe o Plano de Gestão 2023-2024 do presidente Gilberto Diniz.
 
A diretora disse que “em sua primeira fase, concluída recentemente, esse trabalho procurou estabelecer uma estratégia assertiva e clara para a definição das ações de fiscalização no âmbito previdenciário”. Para isso, criou uma plataforma que integra diversos sistemas do Tribunal por meio de ETL, sistema que tem a capacidade de ler diferentes formatos de arquivos e tipos de dados e transportá-los de um ambiente para outro.  A plataforma, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação em parceria com a Diretoria-Geral, utiliza a ferramenta Oracle Analytics Cloud para disponibilizar painéis intuitivos para visualização da evolução de apontamentos e do ranqueamento de risco de institutos de previdência mineiros, de acordo com dados do Sistema de Fiscalização de Atos de Pessoal (Fiscap), também do TCEMG. 
 
Já o vice-presidente Durval Ângelo integrou o painel “Indicadores como Ferramentas de Controle Externo”, mediado pelo conselheiro aposentado e vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvecio. Durval discorreu sobre o Índice de Efetividade de Gestão dos Municípios (IEGM). O vice-presidente apresentou as características e diretrizes do IEGM e concluiu que o Índice “representa um avanço significativo na avaliação e melhoria da gestão pública no Brasil. Ao fornecer uma visão abrangente e detalhada do desempenho municipal, o IEGM não apenas auxilia os órgãos de controle e os gestores públicos, mas também promove uma maior transparência e participação cidadã”.
 
Durval reforçou que “o impacto do IEGM vai além da mera mensuração de indicadores. Ele fomenta uma cultura de melhoria contínua, incentiva a adoção de boas práticas de gestão e contribui para o aprimoramento dos serviços públicos oferecidos à população. À medida que evolui e se adapta aos novos desafios, o IEGM continua a ser uma ferramenta essencial para o fortalecimento da democracia e da eficiência na administração pública brasileira.” O conselheiro concluiu destacando que “o tribunal de contas deve ser indutor da equidade social, atuar a partir das necessidades da sociedade, observando a realidade e assim entregando justiça social a quem mais precisa".
 
O presidente Gilberto Diniz participou da Assembleia do IRB, do qual é diretor, juntamente com o vice-presidente Durval Ângelo. Eles ainda estiveram na reunião da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR). 
 
Além do presidente, do vice e da diretora-geral, participam do Encontro os conselheiros Agostinho Patrus, Telmo Passareli e Adonias Monteiro, as procuradoras do Ministério Público de Contas (MPC) Maria Cecília Borges, Sara Meinberg e Cristina Melo, o superintendente de Controle Externo Pedro Henrique Azevedo, diretores, assessores e servidores do TCEMG. 
 
Reuniões
 
A coordenadora de Projetos e Inovação, Bárbara Couto, fez uma apresentação na reunião do Grupo de Trabalho de Inovação, que contou com a presença da diretora-geral, Polliane Patrocínio. Bárbara falou do caminho da inovação no Tribunal mineiro desde que o tema virou um dos valores no TCEMG, há quase 10 anos. A diretora de Planejamento e Gestão Estratégica, Milena Alves, participou da reunião do Comitê Técnico de Governança do IRB.
 
A diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, esteve presente à reunião do Comitê Técnico de Educação do IRB. Já a coordenadora de Cerimonial e Relações Públicas, Renata Péret, representou o TCEMG no Encontro dos Cerimoniais. Alcimar Bonomi, supervisor de TI, participou da Rede de Tecnologia da Informação dos Tribunais (STI).
 
O IX ENTC
 
O IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), que acontece até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), reúne 2 mil participantes, entre conselheiros, ministros, auditores e especialistas do setor público. A programação do evento prevê 80 atividades, 84 palestrantes e discussões relevantes sobre a inovação no controle público, transparência e o fortalecimento dos órgãos de controle.
 
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon). 
 
O IX ENTC tem patrocínio da Cemig, Codemge, Itaipu, ABDI, Sanepar, BID, CNI, CFC, Abralegal, Geap Saúde e Editora Fórum. O Encontro conta com o apoio institucional dos Tribunais de Contas de Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, ASUR, Ampcon, ANTC e CNPGC. Veja, abaixo, fotos da participação do TCEMG no encontro.
 

Congresso dos tribunais de contas

 

Luiz Cláudio Mendes / com a colaboração de Milena Alves