Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE determina que municípios disponibilizem água de qualidade e regularizem situação sanitária em escolas públicas

18/07/2025

Situação sanitária de escola no Norte de Minas - foto: Divulgação TCEMG
Disponibilizar água potável de qualidade para estudantes, implantar fossas sépticas nas escolas rurais, regularizar a situação sanitária da alimentação nas unidades de ensino e executar medidas de segurança contra incêndio. Essas são algumas determinações do Tribunal de Contas mineiro para três municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha: Cachoeira de Pajeú, Japonvar e Itinga. Os processos de auditorias operacionais foram aprovados em sessão do Tribunal Pleno, no início do mês. 
 
As auditorias fazem parte do projeto “Sede de Aprender” – fiscalização do TCEMG em parceria com Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) - que verifica as condições de fornecimento e potabilidade da água, a destinação de esgoto gerado nas unidades e o descarte de resíduos nas escolas mineiras, especialmente as localizadas em área rural.
 
Desde 2024, auditores e auditoras do TCEMG fazem vistoria, in loco, para averiguar a situação de escolas públicas pelo estado. Já foram quatro ciclos de auditorias. Diversos problemas foram encontrados, em quesitos como saneamento básico, acessibilidade, infraestrutura, controle de pragas, alvará da Vigilância Sanitária, prevenção de incêndios, instalação elétrica e mobiliário.
 
Os relatórios são enviados às prefeituras e se tornam processos no Tribunal, para a emissão de determinações e recomendações aos prefeitos. Os planos de ações das prefeituras para regularizar a situação das escolas, com prazos e indicação de responsáveis, devem ser enviados ao TCEMG em até 90 dias.
 
Os processos, aprovados por unanimidade entre os conselheiros presentes à sessão, são:
 
Auditoria Operacional nº 1.174.362 - Itinga
Auditoria Operacional nº 1.184.819 - Japonvar
Auditoria Operacional nº 1.172.758 – Cachoeira de Pajeú