Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE encerra segundo dia de fiscalização de saúde

07/11/2024

Pacientes recebem medicamentos em corredor de UAI Morumbi de Uberlândia

Durante a noite de ontem, 6 de novembro, a equipe de auditores do Tribunal de Contas mineiro continuou as fiscalizações nas unidades de saúde de todo o estado.

No Hospital Regional Dr. José Américo, em Barbacena, na região do Campo das Vertentes, foram achados equipamentos aguardando manutenção desde 2021 e medicamentos armazenados de forma incorreta. Os analistas do TCE também encontraram 3 aparelhos de Raio X móveis e um fixo sem funcionamento. Algo não muito diferente acontece na UPA de Passos, no sudoeste de Minas, que o aparelho de Raio X está sem operação, pois está esperando a instalação desde 8 de janeiro do ano passado.

Subindo no mapa de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, em Governador Valadares, a dupla de servidores que fiscalizou a UPA 24 horas Vila Isa constatou medicamentos guardados de maneira errada e fora do prazo de validade, assim como no Hospital Santa Casa de Montes Claros, a quase 500 quilômetros dali. Já no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas, o armário de armazenamento de remédios controlados sequer é trancado.

No mesmo hospital em Pará de Minas, há três máquinas de autoclave, usadas para esterilizar materiais: uma em desuso, outra aguardando reparo e a última está com validade de calibração vencida.

Macas posicionados em corredores para atendimentos de pacientes não é algo incomum. Só nas visitas feitas no fim da tarde e noite de ontem, nas unidades de Valadares; Passos; no Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova; na UAI Morumbi de Uberlândia; e na Unidade de Pronto Atendimento José Belchior, em Campo Belo foram encontrados doentes recebendo assistência em corredores de passagem.

Outro apontamento constante é a fragilidade no controle de frequência da equipe médica, como em Cruzília, no Hospital Dr. Cândido Junqueira. No Hospital Antônio Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí; na UPA Dom Oreone, de Ouro Preto; e no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas, foram observadas marcações de pontos com registro antecipado.

O trabalho dos auditores do TCEMG continua na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, nas seguintes cidades:

Bom Despacho – UPA 24H Bom Despacho
Três Marias – Hospital São Francisco
Capelinha – Fundação Hospital São Vicente De Paulo
Belo Horizonte – UPA Barreiro
Belo Horizonte – UPA Venda Nova
Caeté – Santa Casa De Caeté
Salinas – UPA Arquiteclino Guimarães-24H
Várzea Da Palma – Hospital Municipal E Pronto Socorro De Várzea Da Palma
Araxá – UPA Central
Patos De Minas – UPA Patos De Minas
Teófilo Otoni – UPA 24H
Guanhães – Hospital Regional Imaculada Conceição
Ubá – Hospital São Vicente De Paulo

Para acompanhar em tempo real a Fiscalização de Saúde, clique aqui.