Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE firma convênio com a Cemig SIM para ampliar o uso de energia sustentável

15/10/2025

O convênio foi assinado pelo presidente do TCEMG pelo presidente da Cemig SIM e pelo presidente da Cemig (Foto: Daniele Fernandes)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) aderiu, nesta quarta-feira (15/10/2025), ao Programa Justiça Carbono Zero, instituído pela Resolução nº 594/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e firmou um convênio de cooperação técnica com a Cemig SIM — empresa do grupo Cemig especializada em geração distribuída e soluções de energia solar — para ampliar suas ações de sustentabilidade.

O presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, destacou o compromisso do Tribunal em adotar práticas de inovação e responsabilidade ambiental que também se transformem em benefícios para servidores e colaboradores.
 
“A ideia é que não só o Tribunal feche essa parceria, mas que todos nós também possamos aderir ao convênio para reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa”, explicou o presidente Durval.
 
O convênio possibilita a adesão voluntária de servidores da ativa, aposentados e colaboradores do TCEMG ao consórcio de compensação de energia elétrica da Cemig SIM, que oferece redução de 20% na tarifa mensal de energia, sem necessidade de obras, instalação ou investimento.
 
Os servidores do Tribunal podem aderir ao programa de forma 100% digital, por meio da página ( https://cemigsim.com.br/simtcemg?promo=SIMTCEMG ), em um processo simples que leva de 3 a 5 minutos. A economia começa a ser aplicada em até 40 dias após a inscrição, prazo referente ao ciclo de faturamento da distribuidora, segundo informações da Cemig SIM.
 
O convênio foi assinado pelo presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo; pelo presidente da Cemig SIM, Iuri Mendonça; e pelo presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi.
 
“Toda redução de carbono gerada pelos servidores e colaboradores aderentes passa a integrar as metas estabelecidas pela COP30, fortalecendo o compromisso ambiental do Tribunal”, explicou Rubens Soalheiro, diretor comercial da Cemig SIM.
 
Equipes da Cemig SIM estarão no TCEMG, hoje e amanhã (1610), para auxiliar os interessados na adesão e esclarecer dúvidas sobre o processo.
 
Com essa iniciativa, o TCEMG reafirma seu papel na gestão pública sustentável, integrando ações que unem eficiência, inovação e responsabilidade ambiental, e se alinhando, dessa forma, aos objetivos do Programa Justiça Carbono Zero e às diretrizes de transição energética e neutralização de emissões de gases de efeito estufa.