Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE incentiva alunos de Pirapora a cuidar das escolas

06/06/2018

Para Henrique , o que importa é a conservação do patrimônio público“O que importa é a preservação do que estamos usando, pois sem preservação aquilo não vai valer muita coisa no futuro”. Essa é a lição que Henrique Martins, do sexto ano do ensino fundamental, vai levar para casa e quer transmitir aos seus amigos da vizinhança, parentes e aos próprios pais. Henrique foi um dos 74 alunos da Escola Estadual Fernão Dias, em Pirapora, que receberam a visita do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, nesta quarta-feira (06/06), para ouvirem breves ensinamentos sobre cidadania, controle social e conservação do patrimônio público. 

Na opinião da estudante Emmilly dos Santos, a visita foi muito importante porque ela conheceu o Tribunal e aprendeu que eles mesmos podem ajudar a conservar e melhorar a sua escola. 

Emmilly aprendeu que os próprios alunos podem ajudar a melhorar a escolaCom idades entre 10 e 11 anos, as crianças assistiram atentas a um vídeo com uma fábula que trata de forma lúdica o tema da corrupção e depois participaram com entusiasmo de um minidebate conduzido pela assessora da Presidência do TCE, Naila Mourthé, e pelo assessor da Diretoria-Geral, Paulo Vicente Guimarães Silva. Além de tratarem de temas ligados à atuação do Tribunal, eles mostraram como se usa o aplicativo “Na Ponta do Lápis”, desenvolvido pelo Órgão, para auxiliar a fiscalização da Educação nas escolas públicas de Minas.

A comitiva do Tribunal apresentou as diversas opções que o aplicativo permite, como responder a questionários, enviar sugestões, fazer relatos e até fotografar problemas que encontrarem no local onde estudam. Os alunos também receberam material de divulgação e foram incentivados a contar para as pessoas como o aplicativo pode ajudar na melhoria do ensino público no Estado.

Junto aos alunos, a assessora do TCEMG Naila Mourthé refletiu sobre os problemas trazidos pela corrupção A superintendente regional de ensino de Pirapora, Wanderléia Maria de Freitas Pinheiro, elogiou a iniciativa do TCE, “porque ela aproxima os estudantes da gestão da escola”. “Os alunos são as pessoas mais indicadas para nos transmitir as informações, pois eles irão relatar exatamente o que estão vivenciando”, argumentou. Já a diretora da escola, Cleta Gonçalves Sena, navegou no “Na Ponta do Lápis” e “achou o aplicativo fácil e simples para o usuário, podendo contribuir muito como um canal colaborativo para a gestão das unidades escolares”.

Na quinta-feira (07/06), o Tribunal continua seu trabalho pedagógico com a abertura do “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios: Educação, transparência e sustentabilidade da receita pública”. O evento conta com quase 400 inscritos, entre prefeitos, secretários municipais de educação, superintendentes regionais de ensino, diretores de escola, professores e demais integrantes da comunidade escolar. 

Luca Mendes, Diretoria de Comunicação Social

Fotos: Thiago Rios Gomes, Coordenadoria de Jornalismo e Redação