Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE participa de audiência pública sobre educação superior na ALMG

04/11/2021

Reunião na ALMG - debates sobre educação
O Tribunal de Contas mineiro participou de mais uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que debate temas relacionados à educação pública no Estado. A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, representando o presidente Mauri Torres, esteve na Casa Legislativa, na manhã desta quinta-feira (04/11), para participar do terceiro encontro realizado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia que discute o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE), instituído pela Lei 23.197, de 2018. 
 
A audiência de hoje teve por tema central a "Democratização do acesso à educação superior", com desdobramento em três subtemas: ampliação do atendimento em programas de graduação e pós-graduação, políticas de permanência dos estudantes e expansão da pesquisa científica nas instituições universitárias. Esses recortes correspondem às metas 12, 13 e 14 do PEE.
 
Após as falas da reitora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Lavínia Rodrigues, e da vice-reitora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Ilva Abreu, a diretora da Escola de Contas do TCE, Naila Mourthé, instigou uma reflexão sobre os principais pontos colocados, como “a reflexão dos custos de alunos no ensino superior e também de custos do aluno que evade, as boas práticas para aproveitamento das vagas remanescentes, a atratividade da carreira docente, a necessidade de formação permanente dos docentes e a restrição da capacidade financeira para os professores”.
 
Naila propôs um esforço conjunto de todos em prol da educação. “Há muito o que se fazer, muitas são as demandas e apenas na união de esforços, do controle externo e do controle social, que conseguiremos avanços”, disse, reforçando a importância desses debates como o proposto pela AMLG para “a efetivação das estratégias e dos prazos estabelecidos no PEE”.
 
A diretora do TCE esteve na ALMG também na última semana, participando da primeira audiência pública sobre o Plano Estadual de Educação, que debateu o "Direito à educação básica pública com qualidade: acesso, universalização, alfabetização infantil, avaliação educacional, ampliação das oportunidades educacionais no regime de tempo integral e educação profissional técnica".
 
Nesta sexta-feira (05/11), ocorre a quarta e última audiência pública, que vai abordar a gestão democrática da educação, valorização dos profissionais de educação e financiamento: gestão democrática, participação e controle social; formação, carreira e remuneração dos profissionais de educação; execução orçamentária de recursos na educação e regime de colaboração entre os entes federados. Refere-se às metas 15, 16, 17 e 18 do Plano de Educação mineiro. O debate pode ser acompanhando ao vivo pelo site da ALMG (clique aqui).
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação