Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE realiza evento para orientar os órgãos estaduais sobre prestação de contas eletrônica

11/04/2019

O chefe de gabinete da Presidência do TCE, Carlos Alberto Pavan Alvim e o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle - Foto: Thiago Rios

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGEMG), realizou hoje (11/4/2019) o evento “Organização e remessa eletrônica das prestações de contas anuais dos órgãos e entidades da administração pública estadual (Decisão Normativa número 2/2018) ”. O evento aconteceu no auditório Juscelino Kubitscheck, situado na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (CAMG), sede do governo mineiro, e teve como objetivo orientar os jurisdicionados sobre a organização e a remessa eletrônica das prestações de contas anuais. Essas informações e documentos são enviados através do e-TCE, um portal do Tribunal que possibilita a consulta e acompanhamento da tramitação processual de forma totalmente eletrônica, da autuação até o arquivamento.

O chefe de gabinete da Presidência do TCE, Carlos Alberto Pavan Alvim, disse que a remessa eletrônica é uma das várias evoluções no Tribunal de Contas e lembrou que o presidente Mauri Torres quer que a Corte de Contas seja um “parceiro” do jurisdicionado, agindo pedagogicamente, mas sem deixar de exercer seu papel constitucional. “O controle interno é um dos pilares da gestão Mauri Torres. O Tribunal de Contas não é um bicho papão”, brincou. A superintendente de Controle Externo do TCE, Flávia Alice Dias; a diretora de Controle Externo do Estado, Roberta Raso; e a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Garcia Mourthé, também estavam presentes no evento.

O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, disse que a “prestação de contas é muito importante para demonstrar todos os feitos da gestão” e que é uma obrigação a ser prestada da melhor forma possível. Fontenelle agradeceu o acolhimento e lembrou que a parceria é importante pois o TCE atua no controle externo e a CGE no controle interno. “Vamos trabalhar em conjunto para melhorar a gestão pública”, frisou.

 Foto: Thiago Rios

A servidora Ana Beatriz Vieira Franco, responsável pelo “Projeto Processo Eletrônico das Contas de Gestão Estaduais 2018″, fez a apresentação técnica do processo. Ela explicou que todas as contas serão enviadas por meio eletrônico e que não haverá mais a impressão de qualquer documento. Com isso, todos os processos poderão ser acessados on-line de qualquer lugar, aperfeiçoando a gestão da informação. Ana alertou que é fundamental que o cadastro no Sistema de Gestão de Identidade (SGI) seja feito da maneira correta, especificando o tipo de Poder a que pertence o órgão ou entidade. “Cada um tem o seu anexo”, justificou. Ao final, ela respondeu as dúvidas dos espectadores.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação Social