Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE recebe técnicos do Executivo para discutir sobre receita do Estado

08/10/2012

As servidoras da Coordenadoria de Acompanhamento da Macrogestão do Estado – CAMGE, Cássia e Clélia, juntamente com a Diretora de Controle do Estado, Valquíria de Sousa Pinheiro Baia, os servidores do Gabinete do Conselheiro Mauri Torres, Carlos Pavan, Marconi Braga, Claúdia Emediato e Flávia Alice, reuniram-se, no dia 05 de outubro, com técnicos do Governo do Estado para harmonizar entendimentos referentes à operacionalização da execução orçamentária estadual dos gastos na saúde e na educação. O relator das Contas do Governo do Estado, exercício de 2012, é o Conselheiro Mauri Torres.

Durante o encontro foram colocados vários esclarecimentos e o balizamento de entendimento técnico acerca dos aspectos relacionados ao Anexo XVI – Demonstrativo da Receita de Impostos Líquida e das Despesas Próprias com Ações e Serviços Públicos de Saúde, do Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), 4ª edição, aprovada pela Portaria STN N. 407, de 20 de junho de 2011, bem como da Lei Complementar N. 141, de 13 de janeiro de 2012, discutindo os temas:

• Valores cancelados de restos a pagar vinculados à saúde;
• despesas com juros e encargos da dívida;
• despesas com saneamento básico urbano;
• receita da cota-parte da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE;
• receita cota-parte de Royalties – Compensação Financeira pela Produção de Petróleo;
• transferência de Recursos do Sistema Único de Saúde – SUS (despesas de capital constantes do demonstrativo enviado à Coordenadoria de Avaliação da Macrogestão do Estado – CAMGE/TCEMG, pela Superintendência Central de Contadoria Geral/SEF, desconsideradas na totalização da Transferência da União);
• outras Receitas Orçamentárias;
• operacionalização das despesas com ASPS por meio do Fundo Estadual de Saúde.

Ao final, destacou-se o caráter objetivo e técnico da reunião, bem como a importância dessa harmonização de entendimento para reforçar o caráter preventivo e pedagógico das ações do Tribunal de Contas de Minas Gerais.

Do Governo Estadual participaram os seguintes técnicos: Dr. André Abreu Reis, Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto/SEPLAG; Dr. Eduardo Antonio Codo dos Santos, Subsecretário do Tesouro Estadual/SEF; Dra. Maria Conceição Barros, Contadora Geral do Estado, SEF; Dr. Eustáquio Abadia do Amaral, Superintendente de Finanças/ SES; Rita de Cássia Técnica da SEPLAG.