Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG, AMM e Escola de Governo de Uberlândia qualificam servidor para aplicar a nova lei de licitação

17/03/2022

Palestrante Wenderson Advíncula Siqueira (créditos: Denise de Paula)

Teve início nesta manhã, 17 de março, o Curso de Formação de Agente de Contratação, o primeiro no Brasil, com certificado profissional, promovido pela Escola de Contas e Capacitação Pedro Aleixo em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Escola de Governo do Município de Uberlândia, cuja finalidade é qualificar servidores públicos para aplicar e atuar com a nova lei de licitação.

A coordenadora de capacitação da Escola de Contas, Priscila Polleto, deu as boas-vindas aos participantes, salientando a importância dessa iniciativa, tendo em vista que a aplicação da nova lei de licitação e contratos se tornará obrigatória a partir de abril de 2023.

O assessor da presidência, Marconi Braga, que falou em seguida, ressaltou a parceria antiga entre o TCEMG e a AMM. Para ele, o curso tem o objetivo de reforçar a gestão por competência do setor público, que se baseia em três pilares fundamentais; o conhecimento que se vai adquirir, a habilidade que se terá para tratar da matéria no dia- a–dia e, sobretudo, a atitude frente às dificuldades no exercício da atividade. “Para que se promova uma ação pedagógica e qualificada é importante o envolvimento de todos os atores. O curso vai capacitar servidores para cumprir as determinações da nova lei de licitações e contratos, que traz na sua essência a questão da governança”, esclareceu.

Representando o presidente da AMM, Julvan Lacerda, o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis considera a união daqueles que representam a Administração Pública; AMM, TCEMG e Escola de Governo de Uberlândia um passo importante, inédito, para aprimorar a gestão pública dos municípios.

Para o representante da Escola de Governo de Uberlândia, Jhonatan Cândido Félix, assessor jurídico de Gestão Estratégica e presidente da Comissão Permanente de atualização, sistematização, padronização e organização dos procedimentos relativos a licitações e contratos no âmbito da Administração Pública municipal, que também participou da abertura dos trabalhos, “é sempre bom direcionar nossos olhos, nossos braços à melhoria dos serviços públicos para alcançar efetivamente os direitos fundamentais, núcleo do dever estatal”.

O palestrante da manhã foi o advogado Wederson Advíncula Siqueira, membro do Comitê Gestor do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e consultor jurídico da AMM, para quem a nova lei de licitação garantirá ao servidor margem maior de segurança para lidar com a matéria. “Minas Gerais sai na frente de todo o Brasil, estamos fazendo em parceria o primeiro curso de formação de agente de contratação com certificado profissional, que é uma exigência da lei. A nova lei de licitação pressupõe capacitação e treinamento e, por isso, o TCEMG, AMM e Escola de Governo de Uberlândia fazem exatamente essa função primordial de treinar os servidores para melhor aplicar a lei e fazer compras públicas mais eficientes”, comemorou.

O evento seguirá amanhã (18/03)) com uma aula prática, na sede da AMM, e o terceiro módulo será realizado por videoconferência nos 3 meses subsequentes, totalizando 100 horas de disciplinas obrigatórias e 36 horas de disciplinas optativas.

Denise de Paula / Jornalismo e Redação