Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG atinge grau de qualidade em 99% dos itens avaliados pela Atricon

28/10/2015

TCEMG recebeu Declaração de Garantia de Qualidade do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (Foto: Thiago Rios Gomes)O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Sebastião Helvecio, registrou hoje, (28/10), na sessão plenária, que recebeu juntamente com os conselheiros e o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, a Declaração de Garantia de Qualidade do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas referente ao TCEMG. O documento, que oferece uma visão geral das áreas mais importantes do desempenho da Casa, indica a adequação de 532 critérios num universo de 535 critérios avaliados, portanto, 99% de adequação de suficiência das evidências e de veracidade dos fatos narrados e registrados. “É um resultado muito satisfatório e que nos orgulha”, comemorou o Presidente Sebastião Helvecio.

O Presidente Sebastião Helvecio assina o recebimento do documento ao lado do Conselheiro Sérgio Leão, Vice-Presidente do TCM-PA (Foto: Thiago Rios Gomes)O programa Marco de Medição de Desenvolvimento-Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (MMD-TCs), coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), objetiva, principalmente, verificar o desempenho dos Tribunais de Contas em comparação com as boas práticas internacionais e diretrizes de qualidade estabelecidas pela Atricon e identificar os seus pontos fortes e fracos. O instrumento de avaliação tomou como referência dois documentos fundamentais: as resoluções da Atricon, cujas diretrizes para o aprimoramento dos TCs foram publicadas em julho de 2014, e o marco de medição desenvolvido pela Intosai denominado Supreme Audit Institutions – Performance Measurement Framework – SAI PMF, com o qual procurou convergir metodologicamente.

A equipe avaliadora, composta pelo Conselheiro Sérgio Leão, Vice-Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), e pelos servidores Luiz Genédio Mendes Jorge, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCEDF), e Rômulo Lins de Araújo Filho, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCEPE), trabalhou no TCEMG desde o segunda-feira, 26 de outubro.

O Presidente Sebastião Helvecio agradeceu e parabenizou todos servidores da Casa que se dedicaram ao trabalho, especificamente, Ana Cristina Salles, que presidiu as atividades, Esmeralda Madureira, Gislaine Fois Fernandes, responsáveis pelo Controle de Qualidade; e Alexandre Assunção Lima, que representou a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional. 

Equipe do TCEMG comemorou os 99% de adequação de suficiência das evidências e de veracidade dos fatos narrados e registrados (Foto: Thiago Rios Gomes)