Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG comemora 30 anos da Escola de Contas

05/08/2024

Foto: Vinicius Dias

O Tribunal de Contas do Estado reuniu, na última sexta-feira (02/08), autoridades, servidores e ex-diretores para comemorar os 30 anos da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. Na solenidade, o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, fez o lançamento da Edição Especial da Revista do TCE e o ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia, proferiu a Aula Magna do primeiro curso de mestrado da Escola de Contas.

Primeira a discursar, a diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, fez um discurso emocionado. Ela falou da honra de estar à frente da Escola de Contas nesta data especial. Naila lembrou da história, dos desafios e da missão maior de capacitar os servidores da Casa e os de diversos órgãos e esferas do Estado de Minas Gerais. Naila finalizou seu discurso fazendo um agradecimento a todos que passaram pela Escola e, em especial, aos alunos, “motivação primeira para a existência da Instituição”.

A vice-presidente executiva da Fundação Dom Cabral, professora Rosiléia Milagres, discursou brevemente. Ela falou da parceria com o TCEMG “instituições podem trabalhar juntas para promover a excelência na gestão pública”; e destacou que a “nossa missão é fazer com que os indivíduos sejam eles atuais gestores, gestores futuros ou empreendedores do terceiro setor se percebam como atores no processo de construção do futuro”.

Em seu discurso, o presidente Gilberto Diniz falou do orgulho pela comemoração dos 30 anos da Escola de Contas e destacou que ela merece reconhecimento e aplausos “por seu caráter inovador – é a primeira do gênero criada no Brasil entre os Tribunais de Contas brasileiros; primeira a instituir a pós-graduação latu sensu para a capacitação de seus servidores; do mesmo modo, a primeira a obter o credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) para ofertar curso de pós-graduação, de 360 horas, nas modalidades presencial e a distância; é também pioneira em cadastrar pesquisas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.”

O presidente também falou da sua íntima ligação com a história da Escola de Contas e da motivação recebida de seus professores, no início de sua carreira acadêmica. “Abraço o lado inspirador desta história de 30 anos para aplaudir o caminho, embora desafiador, seguro, confiante e respeitoso que a Escola de Contas e Capacitação do Tribunal de Contas mineiro vem trilhando, no seu propósito maior de promover o desenvolvimento de pessoas, não somente o desenvolvimento de profissionais”, comemorou.

Durante a cerimônia, o presidente Gilberto Diniz anunciou o lançamento da Edição Especial 2024 da Revista do Tribunal. Ele destacou que a publicação, gerida pela Escola de Contas, tem longa tradição de êxitos e realizações. “Tendo completado 40 anos no ano passado, sua importância é comprovada pela qualidade e atualidade de seus textos, além da grandeza intelectual de seus articulistas colaboradores”. De acordo com o presidente, a Edição Especial da Revista “foi pensada e estruturada em torno de um único tema – A Avaliação de Políticas Públicas em Tempos de Inteligência Artificial, “acredito ser esta edição experiência enriquecedora para todos nós, devido à relevância e pertinência do assunto para a Administração Pública e, especialmente, ao momento atual em que é preciso restabelecer a credibilidade das instituições brasileiras perante à sociedade. ”

O presidente destacou, ainda, a realização do primeiro curso de pós-graduação, stricto sensu, da Escola de Contas em parceria com a Fundação Dom Cabral. “Sou muito grato aos que me antecederam na Presidência do Tribunal de Contas, aos meus pares nesta gestão, aos servidores desta Casa, colaboradores, todos que, de algum modo, me ajudaram a realizar este projeto, o qual anunciei como compromisso firmado, em fevereiro de 2023, no dia de minha posse como presidente: incrementar a capacitação dos servidores para melhoria do desempenho de suas atribuições funcionais”.

Na solenidade, ex-diretores da Escola de Contas foram homenageados. Cada um deles recebeu, das mãos do presidente do TCEMG, uma placa comemorativa dos 30 anos da Escola. Estiveram presentes: Edimur Ferreira de Faria, Gustavo Costa Nassif, Gustavo Terra Elias, Luciana Raso, Marcio Kelles, Natália Araújo, Olemar Santiago, Renata Silveira, José Paulo Tupynambá (filho do ex-diretor, Fernando Tupynambá) e Mário Moura (filho do ex-diretor Wagner Moura), os dois últimos ex-diretores falecidos.

O final da solenidade contou com a Aula Magna do ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia. O ministro destacou a importância da evolução da fiscalização dos tribunais de contas e do Sistema de Controle externo no país. Ele comparou a antiga análise das contas públicas, que se concentrava apenas no aspecto formal, com a atual que evoluiu para a verificação dos resultados da administração e da efetividade das políticas públicas.

Compuseram a mesa de honra, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Gilberto Diniz; o ministro do TCU, Antônio Anastasia; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, representando o governador; o desembargador do Tribunal de Justiça, Pedro Aleixo Neto, que representou o presidente do Judiciário mineiro; o conselheiro substituto e regente da Escola de Contas, Hamilton Coelho; a vice-presidente executiva da Fundação Dom Cabral, Rosiléia Milagres; e a diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé.

Prestigiaram o evento o vice-presidente do TCE, conselheiro Durval Ângelo; o corregedor e decano do Tribunal, conselheiro Wanderley Ávila; o conselheiro em exercício Telmo Passareli; as procuradoras do Ministério Público de Contas Maria Cecília Borges e Sara Meinberg; e os conselheiros aposentados José Alves Viana e Maurício Aleixo, esse último filho do professor e ex-presidente da República, Pedro Aleixo, que dá nome à Escola de Contas.

Veja as fotos do evento.


Coordenadoria de Jornalismo e Redação do TCEMG

Escola de contas 30 anos