Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG debate Governo Eletrônico e Serviço Público Digital em Congresso paranaense

17/11/2021

A coordenadora de pós-graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Luciana Moraes Raso Sardinha Pinto, foi uma das convidadas para debater sobre os Horizontes da Administração Pública Brasileira: Perigos e Inovações, no XII Congresso Paranaense de Direito Administrativo. A reunião aconteceu ontem, 16 de novembro, de forma virtual.

A professora Luciana expôs os resultados de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), coordenada pelo servidor Thiago Henrique da Silva, nos municípios mineiros na pandemia, com base em informações extraídas de um questionário que tratou sobre o enfrentamento da pandemia, questões pedagógicas e a rede de ensino. Ela destacou que o relatório dessa fiscalização pode subsidiar o planejamento e execução de futuras atividades de controle externo, e está sendo elaborada uma matriz de risco. Considerou que o diagnóstico da auditoria do TCE constata a exclusão digital, uma “triste realidade por parte de grande parte dos municípios no tocante à disponibilidade no uso de ferramentas digitais”, e que, com esse diagnóstico, novas ações poderão ser adotadas para tentar minimizar o problema da exclusão digital. “Será um grande desafio”, concluiu.

O tema central do painel foi Administração Pública Digital, governo eletrônico e serviço público digital: a Administração Pública 4.0. Juntas de Luciana, também participaram do painel as professores Barbara Dayana Brasil, Giulia de Rossi Andrade, Vivian Cristina Lima Lopez Valle e Vanice Regina Lírio do Valle. O módulo foi mediado por Ana Paula Turra e contou com a participação da relatora Juliana Horn Machado Philippi.

O XII Congresso Paranaense de Direito Administrativo é um dos mais importantes eventos jurídicos do Paraná e acontece até o dia 19 de novembro, próxima sexta-feira. O evento é direcionado aos profissionais da administração pública federal, estadual e municipal, advogados, promotores, procuradores, servidores públicos, assessores jurídicos, professores, juízes e operadores do Direito de modo geral. Promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA), o encontro busca incentivar o debate de temas relacionados à gestão púbica contemporânea.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação
(com dados da IDPA)