Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG e TCE-RO realizam intercâmbio de informações na área de TI

21/05/2014

A Diretoria de Tecnologia de Informação (TI) do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), a convite do Presidente e do Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Conselheiros José Euler Potyguara Pereira de Mello e Edílson de Sousa Silva, respectivamente, participou nesta quarta-feira, 21/05/2014, na sede do TCE-RO, de um intercâmbio de informações visando o aprimoramento do sistema de controle externo do Brasil.

Participaram do intercâmbio a diretora de TI do TCEMG, Cristiana Siqueira Veloso, o supervisor Breno de Assis Soares e o analista de sistemas, Douglas Adriano Silva. Eles foram recepcionados no TCE-RO pelo Conselheiro Edílson de Sousa, coordenador do Comitê Executivo de Tecnologia de Informação e Comunicação (Cetic), acompanhado do secretário-geral de Controle Externo, José Luiz do Nascimento, e do secretário de Informática, Marcelo Rech.

Durante as reuniões de trabalho realizadas, incluindo uma explanação no Gabinete da Presidência para membros e servidores do TCE-RO, a comitiva do TCEMG apresentou as soluções tecnológicas utilizadas na Corte de Contas mineira e também conheceu um pouco da estrutura e dos sistemas do Tribunal de Contas de Rondônia.

Entre os programas apresentados pelo TCEMG estão o Fiscap, que auxilia na fiscalização dos atos de pessoal, e o Portal Minas Transparente, que viabiliza aos municípios mineiros o cumprimento da Lei de Acesso à Informação por meio da disponibilização dos dados enviados ao TCE.

Para o Conselheiro Edílson de Sousa, a visita dos técnicos do TCE-MG a Rondônia compõe o esforço nacional empreendido pelos Tribunais de Contas, visando difundir experiências e iniciativas relevantes na área de TI que podem ser aproveitadas. “Essa troca de experiências é muito importante, já que passa pela possibilidade de adoção dessas melhores práticas a viabilização de uma necessidade premente dos Tribunais de Contas, que é a virtualização dos processos”, disse.