Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG envia sua prestação de contas de 2016 para a Assembleia Legislativa

29/03/2017

O presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, conselheiro Cláudio Terrão, anunciou na sessão do Pleno, realizada hoje (29/03/2017), o envio da prestação de contas anual do exercício de 2016 da Corte de Contas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em cumprimento à Lei Complementar nº 120, de 2008 (Lei Orgânica). De acordo com a Constituição Mineira (art. 76, parágrafo 5º) e com a Lei Complementar, cabe à ALMG o julgamento das contas do TCEMG. O presidente também comunicou o envio dos relatórios de atividades do terceiro e quarto semestres de 2016 à ALMG, obrigação também prevista em lei.

O conselheiro Sebastião Helvecio, que presidiu o TCEMG durante o exercício de 2016, fez o seguinte pronunciamento a respeito: 

“Queria, com satisfação, destacar as melhorias implementadas na prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. A revisão do processo de prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais foi uma das diretrizes da gestão 2015-2016 e teve por objetivo redesenhar o fluxo da PCA, buscando torná-la mais objetiva, de fácil consulta e compreensão. Para isso, foram editados a Portarias 30/2016 e o Manual para Elaboração da Prestação de Contas com os seguintes objetivos: estabelecer datas-limites para as atividades relativas ao encerramento do exercício financeiro e apresentação da PCA em tempo hábil para a sua fácil elaboração, revisão e diagramação; elencar procedimentos a serem observados na elaboração da PCA, a partir de recomendações formuladas pela Controladoria Interna, segundo as boas práticas de controle externo, mapear o processo de negócios fluxo da PCA com o apoio do escritório de projetos Quali, a fim de facilitar a visualização de atividades de desenvolvimento das diversas unidades da Casa. Outra inovação foi a condução dos trabalhos por servidor lotado na Presidência, proporcionando melhor acompanhamento de prazos e comunicação mais efetiva com as diversas unidades envolvidas no processo. Os relatórios que integram a prestação de contas foram elaborados de forma concisa e passaram por revisão textual por servidores com habilitação linguística para proporcionar melhor entendimento por parte dos leitores. A apresentação dos relatórios foi totalmente padronizada, segundo a identidade visual desta Casa, trabalho realizado pela Coordenadoria de Publicidade. Finalmente, o conteúdo foi consolidado em formato 100% digital, permitindo melhor qualidade na divulgação, uma vez que a maior parte dos documentos não precisam ser digitalizados. Conclui-se, portanto, que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais avançou no quesito transparência, ao disponibilizar informações mais claras, padronizadas e objetivas aos usuários internos e externos da informação. Dessa forma, com alegria, parabenizo a todos os servidores que participaram do trabalho.”