Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG esclarece Novo Fundeb em evento do Conselho de Contabilidade

25/10/2022

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais convidou a analista de Controle Externo do TCE mineiro, Ana Carolina Marques, para tomar um café, na manhã da terça-feira, dia 25 de outubro. No bate-papo on-line, Ana falou sobre o Novo Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, principal financiamento do ensino nacional.

A servidora traçou um histórico de como o auxílio surgiu até os dias de hoje, passando por transformações que ainda podem gerar dúvidas. Exatamente por esse motivo, debater o tema é importante para esclarecer inovações. Ana afirmou que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais recebe com frequência consultas de jurisdicionados com questionamentos sobre a nova legislação.

Durante a apresentou, Ana Carolina falou sobre o TCJuris, ferramenta de pesquisa rápida, através do número de processo, criada pelo Tribunal de Contas para buscar Consultas que tem força normativa. Ana também mostrou o MapJuris, sistema destinado a investigações por área temática, com maior facilidade de se atualizar sobre novidades.

Segundo a analista, a grande novidade para 2023 é forma de calcular a remuneração do valor que deve ser aplicado em ações de desenvolvimento e manutenção de ensino para a Educação básica pública. O parecer compreende que merenda e de uniformes escolares não podem ser adquiridos com esse dinheiro, porque são ações sociais. Pagamento de juros e multas contratuais, honorários advocatícios e aporte financeiro para a Previdência no Serviço Público também não podem receber dessa quantia.

Outro ponto é a aumento do 10% no valor que deve ser utilizado para remuneração de profissionais efetivos da Educação básico. Até o ano de 2020, 60% da verba recebida pelos municípios deveria ter essa destinação. O novo entendimento garante que 70% pode ser destinada a docentes, apoio pedagógico direto aos docentes, apoio técnico, administrativo ou operacional. O pagamento de inativos não pode ser feito com essa porcentagem.

Todos os esclarecimentos de Ana Carolina Marques podem ser assistidos aqui, no canal da TC CRC-MG.


Fred La Rocca / Coordenadoria de Jornalismo e Redação