Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG faz recomendações ao município de Papagaios

03/07/2020

Foi publicada no Diário Oficial de Contas (DOC) desta sexta-feira, 03/07, a intimação do Tribunal de Contas de Minas Gerais ao prefeito de Papagaios (cidade situada no centro-oeste de Minas), Mário Reis Filgueiras, decorrente do julgamento das contas municipais do exercício financeiro de 2018. 

O tribunal emitiu parecer prévio pela aprovação das contas do Executivo Municipal no processo n. 1072148, levado em sessão da Primeira Câmara, no dia 16/06/20, pelo conselheiro relator José Alves Viana, que constatou a regularidade na abertura e execução dos Créditos Orçamentários e Adicionais bem como o atendimento aos índices e limites constitucionais e legais relativos ao repasse de recursos ao Legislativo, à aplicação mínima dos recursos na Saúde e no Ensino e às Despesas com Pessoal.

Entretanto, segundo os membros do colegiado, “a edição de decretos de alterações orçamentárias com acréscimos e reduções em fontes incompatíveis contraria a Lei Complementar n. 101/2000 assim como o parecer exarado na Consulta TCEMG n. 932477/14. 3”. Além disso, o cumprimento parcial da Meta 1 do Plano Nacional da Educação (PNE), relacionada à educação infantil, “afronta as disposições da Lei Federal n. 13.005/2014”. Já com relação ao Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), o município de Papagaios posiciona-se na Faixa C+, evidenciando o resultado “Em fase de adequação” à efetividade das políticas e atividades públicas nas dimensões de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidade Protegidas e Governança em Tecnologia. 

Acesse a íntegra da intimação no https://doc.tce.mg.gov.br/Home/ViewDiario/2020_07_03_Diario.pdf, pág. 8.

Denise de Paula /Jornalismo e Redação