Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG inicia processo eletrônico de Consultas

19/11/2014

Foto de arquivoA Presidente Adriene Andrade anunciou, durante sessão plenária desta quarta-feira (19/11), que o Tribunal de Contas (TCEMG) já está pronto para receber e tramitar eletronicamente as Consultas encaminhadas à Corte, de acordo com as alterações no rito desta natureza processual, introduzidas pela Resolução nº 05/2014.
 
Leia, abaixo, a íntegra do pronunciamento. 
 
Senhores Conselheiros,
Em 30 de abril deste ano, foi aprovada pelo Pleno a Resolução que alterou o rito das Consultas neste Tribunal (Resolução nº 05/2014). No texto da mencionada norma, foi fixado o prazo de 180 dias para que fossem adotadas todas as providências e adequações necessárias ao recebimento e tramitação eletrônica da consulta. 
Assim, é com grande alegria que informo que estamos prontos para iniciar o processamento em meio eletrônico dessa natureza processual, que espero ser a primeira de muitas que virão nos próximos anos. Lembro que os atos de pessoal estão passando pelo mesmo processo de mudança para o meio eletrônico, já tendo sido iniciados os testes práticos num universo restrito de 20 processos previamente selecionados.
O fluxo processual da Consulta foi estudado minuciosamente e comparado com o de outros Tribunais, propostas foram feitas e refeitas, o normativo foi discutido e amadurecido; finalmente, a DTI, em parceria com o Escritório de Processos do Tribunal, pode desenvolver um sistema que pudesse contemplar todas as fases do rito aprovado pela Casa.
Há outros ganhos com essa mudança: adquirimos a experiência necessária para estudar e propor alterações nos demais ritos processuais; foi desenvolvido um sistema que permitirá o recebimento em meio eletrônico de petições, defesas e respostas a diligências (normativo do e-Petição em fase de propostas de emendas – Relator: Cons. Mauri Torres); foram aperfeiçoadas diversas funcionalidades do SGAP que são requisitos básicos para todo o projeto; a pauta eletrônica ganhou impulso e está em fase de testes na Secretaria da 1ª Câmara.
Nas próximas semanas, a DTI irá promover o treinamento dos servidores e setores envolvidos no processamento das Consultas, e será iniciada a campanha de esclarecimento aos jurisdicionados para que, finalmente, possamos colocar no ar o sistema - ainda em dezembro deste ano.
Essa conquista é fruto de intenso trabalho de toda a Casa, e um avanço decisivo no sentido de acelerar o rito processual, ganhar em eficiência, economicidade e qualidade do trabalho, e ainda atender com mais presteza e conforto ao jurisdicionado e à sociedade como um todo.
Parabenizo a todos os envolvidos, em especial nosso Escritório de Processos, o Quali, Secretaria Geral do Pleno e à DTI.