Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG leva "Jogo do Tributo" a alunos da Escola do Sebrae-MG

12/11/2019

Alunos da Escola do Sebrae-MG durante realização do

O TCEMG levou a dinâmica “Jogo do Tributo” aos alunos da Escola do Sebrae/MG – Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), nesta terça-feira (12/11). Pela manhã, cerca de 30 alunos, entre 16 e 23 anos, aprenderam sobre o processo de financiamento das políticas públicas municipais, por meio de uma atividade lúdica em que os estudantes vivenciam a movimentação financeira de uma cidade, desde a arrecadação de impostos até a definição do orçamento municipal. Os servidores Mariza Nunes, Thiago Henrique e Fabrícia de Oliveira desenvolveram o jogo, uma das vertentes do Projeto Receitas Municipais.

Na primeira parte das atividades, Mariza Nunes, gerente do Projeto Receitas, apresentou aos alunos noções de funcionamento do município e a forma como a sociedade financia as atividades estatais, mediante o pagamento de impostos. Mariza explicou os diferentes tributos existentes no país, no estado e nas cidades, e explanou sobre o funcionamento dos Tribunais de Contas. 

Na segunda parte, os alunos vivenciaram na prática a movimentação financeira de um município. Eles simularam serem moradores da cidade de “Contolândia”, e se dividiram entre prefeito, secretários municipais, vereadores, comerciantes e população em geral. “Durante as transações de compra e venda entre população e comerciantes, são explicados os tributos incidentes e como eles se tornam a arrecadação do município. Paralelamente, os gestores da prefeitura elaboram a proposta de orçamento anual, e debatem com a Câmara Municipal a possibilidade de atender os anseios da população. Em seguida, todos se reúnem em uma audiência pública para definirem a proposta orçamentária a partir da arrecadação total do município”, explicou Mariza.

Durante as atividades de compra e venda, bem como da realização da audiência pública, os servidores do Tribunal incentivaram os estudantes a tomarem as melhores decisões pensando no bem-estar de toda a sociedade. Na audiência, conduzida pela Câmara Municipal, os alunos se dividiram entre representantes de diversos segmentos da sociedade, como Educação, Saúde, Segurança Pública, Saneamento, Meio Ambiente e Esportes. Conhecedores do orçamento disponível para cada área, os alunos fizeram solicitações à prefeitura, que atendiam ou não aos anseios da população, de acordo com sua arrecadação total.

O professor do Sebrae/MG, Pedro Melillo, aprovou a dinâmica. "No que tange ao mundo empresarial, os alunos apresentam certo conhecimento acerca dos tributos, porém no que tange à gestão pública os garotos carecem de aprendizado, e foi um conteúdo complementar excepcional para os mesmos. O jogo é muito bem estruturado, e permite a participação de todos. Os alunos ficaram extremamente motivados, e a repercussão entre eles foi muito positiva".

Confira no link abaixo o álbum de fotos no Flickr do TCEMG

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Jogo do Tributo na Escola do Sebrae-MG