Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG libera licitação para venda de aeronave da Cemig

13/08/2020

foto ilustrativa de uso livre, retirada do flickr  https://www.flickr.com/photos/7332125@N04/4828250775

Na sessão do Tribunal Pleno realizada no dia 12/08/2020, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) revogou a liminar que suspendia o Pregão Eletrônico Internacional n. 530-G14231, para alienação de uma aeronave modelo Beechcraft King Air B200, promovida pela Cemig Distribuição S.A. No processo nº 1.092.514, a Cemig apresentou a documentação que continha os valores de mercado e esclareceu as razões pelas quais estes valores foram retirados do edital.

O relator do processo, conselheiro José Alves Viana destacou em seu voto que os critérios técnicos que foram seguidos pela Cemig Distribuição S.A estavam respaldados na Lei 13.303/2016, que regulamenta as licitações das estatais. “Ficou demonstrado que a agravante (Cemig) sabia o preço mínimo a ser auferido no processo de alienação da sua aeronave e também quais os critérios técnicos foram seguidos na formação de preço, por meio do laudo de avaliação de empresa especializada”, afirmou o relator.

O conselheiro Viana determinou que a Cemig inclua o documento de avaliação, tal como apresentado ao Tribunal de Contas, sem mencionar os preços avaliados, nos documentos pertinentes à fase interna da licitação e no edital, e ainda mencione a existência deste documento e a ciência do Órgão de Controle Externo.



Alda Clara
Coordenadoria de Jornalismo e Redação