Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG marca presença em evento contra a corrupção

09/12/2024

Autoridades públicas de Minas Gerais se reúnem em Semana Contra Corrupção (Foto: Vinícius Dias)

O conselheiro substituto Adonias Monteiro, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz, participou da abertura da Semana contra a Corrupção 2024. O evento aconteceu hoje, 09 de dezembro, no Auditório Juscelino Kubitschek, Cidade Administrativa de Minas Gerais, com o objetivo de reforçar a importância da atuação articulada entre os poderes do estado para avanço da prevenção e do combate à corrupção, bem como renovar o compromisso com a administração pública cada vez mais integra, ética e transparente.

Na cerimônia de abertura, o conselheiro substituto Adonias explicou que “a corrupção é uma chaga que inibe o desenvolvimento econômico e social das nações, pois os recursos públicos que deveriam ser aplicados nas políticas públicas de educação, saúde e infraestrutura, dentre outras, são desviados ilicitamente para fins privados”. “Não há soluções simples ou miraculosas para o combate à corrupção. Contudo, atividades como a Ação Integrada da Rede de Combate à Corrupção de Minas Gerais, a Arcco, são fundamentais, pois o combate à corrupção exige a ação integrada e coesa dos órgãos do estado que atuam na defesa do patrimônio público”, finalizou.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas Marcílio Barenco também participou da solenidade de abertura do evento e destacou a importância de manter a cultura de combate à corrupção. “Na minha visão, o antidoto ao veneno da corrupção é a responsabilidade. (...) Nossa lição de hoje é incutir na sociedade e nas gerações que estão vindo que a ideia do ilícito, se praticado, gera responsabilidade e ele não compensa”, afirmou.

Junto de Adonias e Marcílio, também estiveram presentes os anfitriões Romeu Zema, governador do estado, e o controlador-geral Rodrigo Fontenelle; além do procurar de Justiça Adjunto Luiz Henrique Borsari; o desembargador Paulo Calmon; e a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias.

A Semana Contra a Corrupção é promovida pela Ação Integrada da Rede de Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco-MG) e vai acontecer entre os dias 9 e 13 de dezembro. A Arcco é formada por diversos órgãos e instituições da administração pública do estado de Minas Gerais e tem como objetivo desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão do Poder Público, ao diagnóstico e combate à corrupção, bem como o fortalecimento, ampliação e aprimoramento da articulação entre instituições. Durante o exercício de 2024, a instituição está sob coordenação da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE).

Na quinta-feira, 12 de dezembro, o Auditório Vivaldi Moreira do TCEMG vai ser o palco para os debates do dia. O conselheiro presidente Gilberto Diniz, a procuradora do Ministério Público de Contas, Elke de Moura; o assessor Luís Emílio Pinheiro Naves; e o superintendente de Controle Externo, Pedro Azevedo, são alguns dos nomes confirmados. Acesse a programação completa aqui.


Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação