Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG obtém resultado positivo no Modelo de Maturidade de Gerenciamento de Projetos

13/12/2018

O Escritório de Projetos Estratégicos apresentou, na última semana, o resultado do Diagnóstico Prado MMGP – Modelo de Maturidade de Gerenciamento em Projetos, obtido através de um questionário encaminhado em novembro a todos os gestores do TCE, além dos servidores e funcionários da Diretoria de Gestão Estratégica e Inovação. Esse resultado finaliza o projeto Sistemática da Gestão de Projetos previsto no Plano de Gestão 2017-2018 e demonstra uma evolução no resultado da nota média obtida pelo Tribunal de Contas, em 2018, que foi de 2,7.

As respostas foram consolidadas pela média das notas para elaboração do diagnóstico. O TCE mineiro apresentou um crescimento de 0,8, se comparado ao diagnóstico anterior, realizado em 2016, que foi de 1,9. Essa nota demonstra a atual maturidade da Corte no Nível 2 (Nível Conhecido), o que representa melhoria no período. A maior nota que uma instituição pode obter é 5.

O Modelo de Maturidade Prado – MMGP, baseado na experiência do consultor Darci Prado, foi lançado em 2002 e, desde então, tem sido cada vez mais utilizado no Brasil por universidades e organizações públicas e privadas. Essa metodologia é aplicada para fins de comparativo “benchmarking” para saber quem está numa certa maturidade sobre gerenciamento de projetos. De acordo com o gerente do projeto, Sérgio Augusto Martins de Souza, “o Tribunal de Contas de Minas Gerais está evoluindo de acordo com a média das instituições em geral”.
 
Para o oficial de controle externo, o nível conhecido está praticamente estável, “a gente já tem essa estabilidade, já possuímos todos os requisitos de que a gestão de projetos do Tribunal está no Nível Conhecido e em direção ao Padronizado”, explicou ele. "O próximo passo é a definição de plano de ação para a manutenção e melhoria da nota nos próximos anos", concluiu.
 
A apresentação foi realizada na sala de reunião da DGEI com a presença do diretor, Alexandre Pires de Lima, e da coordenadora do Escritório de Projetos Estratégicos, Bárbara Couto Cançado.
 
file:///D:/Users/luiz.ribeiro/Desktop/Diagnóstico-de-Maturidade-em-GP-2018%20(1).pdf
 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação