Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de 37º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo

28/09/2023

O Tribunal de Contas mineiro teve participação ativa no 37º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, que ocorreu entre os dias 26 a 28 de setembro, em Maceió (AL). O evento teve por tema “Desafios na administração pública no mundo digital: profissionalização, contratação e probidade”. 
 
Durante os três dias de congresso, autoridades e servidores públicos debateram assuntos como novidades nas licitações e contratações públicas, sustentabilidade, combate à corrupção, concurso público e o projeto de nacionalização das regras e governo digital. O vice-presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, participou do congresso, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA).
 
O conselheiro substituto Licurgo Mourão foi um dos painelistas da mesa “Combate à Corrupção nas Contratações Públicas: Experiências Exitosas”, que foi presidida pela superintendente de Gestão e Finanças do TCEMG, Daniela Mello. Já o superintendente de Controle Externo, Pedro Henrique Azevedo, comandou a oficina “Tribunal de Contas e Controle das Contratações: Suspensão de Licitação, Representação, Denúncias e Questões Controversas”.
 
A coordenadora da Escola de Contas do TCEMG e presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo, Luciana Raso, foi a presidente da mesa “Saúde Pública e Atuação Privada: Modelos Exitosos de Parceria”. A assessora do gabinete do conselheiro substituto Licurgo Mourão, Ariane Schermam, presidiu os debates “Empresas Estatais: Governança, Parcerias e Possibilidades de Contratações”. 
 
A assessora do Ministério Público de Contas, Maria Tereza Dias, comandou a mesa “Responsabilidade Civil do Estado nos Tribunais Superiores: Destaques ao Longo dos 35 anos da CF de 1988”. Já o conselheiro aposentando do TCEMG, Sebastião Helvecio, participou do painel “Compras Públicas e Inovação”. 
 
O conselheiro substituto Licurgo Mourão, em parceria com Almir Neto, Ariane Sherman, Mariana Bueno e Silvia Piancastelli, lançaram o livro “Controle Democrático da Administração Pública”, enquanto Maria Tereza Dias lançou a obra “Lei de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico” durante o evento.
 
O conselheiro substituto Telmo Passareli, o procurador-geral do MPCMG, Marcílio Barenco, e os procuradores Daniel Guimarães, Cristina Melo e Glaydson Massaria também participaram do congresso.