Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de ação realizada pela Rede Ouvir no Parque Municipal

16/12/2013

No sábado, 14 de dezembro, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou do “BH Cidadania – Rede Ouvir – Especial para o Aniversário da Cidade”, realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, das 8h às 14h. O evento foi uma iniciativa da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e contou com uma extensa lista de atividades que incluíram atrações e serviços gratuitos para promover e fomentar a participação social junto aos governos municipal e estadual oferecidos para os cidadãos. 

O TCEMG levou a apresentação do Coral Contas e Cantos e distribuiu um kit para o cidadão com a cartilha Transparência Legal. A Cartilha, elaborada pela Ouvidoria do Tribunal,  contém informações sobre Transparência Pública, distinção entre transparência ativa e passiva, o direito de acesso à informação pelo cidadão e perguntas e respostas sobre a Lei de Acesso à Informação. O prefeito de Belo Horizonte esteve presente ao evento e visitou o stand do TCEMG.

Sob a regência do maestro Cleude William, o Coral integrado por servidores do TCEMG fechou a programação de comemoração pelos 116 anos de Belo Horizonte. Criado em março de 1995, na presidência do então Conselheiro Flávio Régis Xavier de Moura e Castro, o Coral tem como objetivo divulgar a cultura, promover a integração dos participantes e apresentar-se em eventos internos e externos do TCEMG.

Serviços e atrações culturais

O evento teve também a participação de outros parceiros da Rede Ouvir: Secretaria de Estado de Saúde (SES), Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Ouvidoria do Município de Belo Horizonte (Ouvim), Defensoria Pública de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Ministério Público de Minas Gerais (MPE-MG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e das secretarias municipais. Foram montados stands onde foi disponibilizado e oferecido materiais e serviços como emissão de carteira de trabalho, exame de mamografia e aferição de pressão, glicose e IMC, além de palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), atendimento do Ministério Público de Minas Gerais.

A Prefeitura de Belo Horizonte esteve presente levando a votação no Orçamento Participativo Digital, rua de lazer com equipamentos específicos, academia a céu aberto, fornecimento de mudas e outras atividades como orientações na área da saúde e da prática de atividade esportiva. A PBH ainda levou seu serviço de ouvidoria para acolhimento de manifestações dos cidadãos sobre os serviços municipais e realizou emissão de documentos, atendimentos jurídicos e apresentações artísticas e culturais.

A ação BH Cidadania – Rede Ouvir também contou com atrações culturais para entreter os visitantes do Parque Municipal. A Fanfarra Doutor Eduardo Levindo Coelho, do Instituto de Educação de Minas Gerais e a Banda da Guarda Municipal Patrimonial se apresentaram durante o evento. A Polícia Militar de Minas Gerais fez sua demonstração com cães da Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento com Cães. Foram realizados exercícios de obediência canina, transposição de pista de obstáculos, simulação de localização de drogas e ainda teve espaço  reservado para que fossem feitas fotos com os cães.

Rede Ouvir

A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-MG) nasceu da parceria entre a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). A iniciativa é pioneira no país e tem o objetivo de contribuir para a ampliação e fortalecimento do instituto ouvidoria sob o conceito de rede. Com um trabalho integrado, mas que mantém a independência de cada ouvidoria, a Rede Ouvir-MG busca o alinhamento de linguagem e procedimentos, desburocratizando o serviço público e otimizando o atendimento à população, reduzindo o tempo e os custos necessários para fornecer uma resposta para o cidadão.