Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de ciclo de debates promovido pelo Diário do Comércio

30/05/2017

Mesa de debates do Diálogos DC (Foto: Thiago Rios)

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Cláudio Terrão, participou na manhã de hoje, 30/05/17, no jornal Diário do Comércio (DC) do ciclo de debates Diálogos DC. Os debates são promovidos mensalmente e tratam de temas diversos, diretamente alinhados para o desenvolvimento de propostas em respostas aos questionamentos vinculados aos Objetivos Sustentáveis implementados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

Esse é o segundo ano consecutivo de realização do Diálogos DC, que foi iniciado em maio de 2016, e o tema escolhido para a 10ª edição do evento foi Qualidade da Cidadania e da Democracia. O presidente Cláudio Terrão foi o primeiro dos debatedores a falar e ressaltou que os temas cidadania e democracia caminham juntos. Segundo ele, “cidadania é a qualidade da pessoa em exercer a democracia. Seja de uma perspectiva mais simples de escolha dos seus representantes, seja de uma perspectiva mais ativa de ser o organizador dos projetos públicos para a sociedade”.

Para o presidente do TCEMG, têm “faltado na formação escolar elementos fundamentais da cidadania”. Ele contou que o Tribunal pretende "participar mais ativamente da formação do cidadão com uma gestão focada no Objetivo 04 do desenvolvimento sustentável que é a educação" e que, em sua opinião, "permeia a base para o desenvolvimento de um cidadão mais consciente. Nós queremos mudar a lógica tradicional de ficar olhando apenas as despesas públicas de uma perspectiva mais técnica para uma lógica um pouco mais participativa, próxima do gestor. Estamos pensando numa lógica de controle que vai do planejamento da ação até a obtenção do resultado", contou o presidente.

Além do presidente do TCEMG também participaram do debate, que teve como mediador o diretor do Instituto Orior, Raimundo Soares, o diretor superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Machado, a auditora federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Leice Maria Garcia, a assessora da diretoria do Sistema Ocemg, Isabela Pérez, e o idealizador da ONG Arte Ataque, Ricardo Martins Machado (Ricardo Tatoo).

Os debates realizados vão de encontro com os temas estruturantes do Movimento Minas 2032, que será lançado em outubro de 2017, por ocasião dos 85 anos do jornal Diário do Comércio e 10 anos do Prêmio José Costa e pretendem estimular o desenvolvimento de Minas Gerais por meio de uma rede que mantenha o debate contínuo e proponha soluções concretas aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Em junho, dois outros temas serão discitidos: Qualidade de Vida e Qualidade Ambiental. Em julho, será a vez de debater Inovação e Produção Tecnológica e Qualidade da Cultura e Educação. Em agosto, o tema será Posse, Renda e Equidade Econômica. A última edição do ano irá falar sobre Religiosidade e Nação.

O presidente do TCEMG, Cláudio Terrão (Foto: Thiago Rios)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação