Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de evento que aborda inclusão das pessoas com deficiência

24/05/2016

No centro, o servidor do TCEMG, Manoel Messias, ao lado da deputada federal e relatora da Lei de Brasileira de Acessibilidade (LBI), Mara Gabrilli; e do procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Sergio Caribé. Ao fundo, da esq. p/ dir., o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Luciano José Maia e o presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Contas do Estado do Espirito Santo, João Estevão.O servidor Manoel Messias (oficial de Controle Externo) e a servidora Flávia Stark de Almeida (analista de Controle Externo) participaram do curso “Acessibilidade: pensando a inclusão em nosso contexto de trabalho”, em Brasília, dos dias 17 a 19 de maio. O curso é uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto Serzedello Côrrea (ISC) e teve como objetivo capacitar os participantes para planejarem ações de trabalho, inclusive em Controle Externo, que contemplem o tema da acessibilidade, analisando a atitude pessoal frente à necessidade de inclusão de pessoas com deficiência. Cada um dos tribunais de contas brasileiros indicou um participante.

De acordo com o servidor e membro da Comissão Permanente para formulação e acompanhamento da execução da Política de Acessibilidade do TCEMG, Manoel Messias, o curso foi motivado pela publicação e vigência da Lei nº 13.146/2015 – Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que contém um artigo (nº 93) totalmente voltado para o controle dos tribunais. “Na realização de inspeções e de auditorias pelos órgãos de controle interno e externo, deve ser observado o cumprimento da legislação relativa à pessoa com deficiência e das normas de acessibilidade vigentes”.

O TCEMG publicou, em 9 de fevereiro de 2015, a Portaria nº 12/2015, que instituiu Comissão Permanente para formulação e acompanhamento da execução da Política de Acessibilidade do TCEMG. O grupo tem como objetivo zelar pelo cumprimento da legislação sobre os direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), estabelecer diretrizes para a política de acessibilidade do Tribunal, difundir esclarecimentos a todos os setores da Casa, implementar ações sobre a Política de Acessibilidade e instruir os jurisdicionados sobre a Política de Acessibilidade, inclusive quanto à fiscalização de obras públicas pelos órgãos de Controle Externo considerando os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade.