Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de evento sobre Dia Internacional Contra a Corrupção

11/12/2015

o assessor da presidência representou o presidente do TCEMG (Foto: Thiago Rios Gomes)O assessor da presidência, Cristiano Alkimin, representou o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Sebastião Helvecio, na tarde de ontem, 10/12//2015, em um evento sobre o Dia Internacional Contra a Corrupção. O encontro aconteceu no auditório Prefeito Evaristo Belém, na sede da Prefeitura de Contagem e teve como principal objetivo debater questões relativas à ética, integridade, transparência e o papel de cada um dos atores públicos e da sociedade civil, no combate à corrupção.

O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal Contas de Minas Gerais (MPC-MG), Marcilio Barenco, foi um dos palestrantes do Dia Internacional Contra a Corrupção. O procurador foi convidado pela Controladoria-Geral de Contagem e pela Controladoria-Geral da O PROCURADOR DO MPC PALESTROU NO EVENTO (FOTO: THIAGO RIOS GOMES)União (GGU), promotores do evento, para palestrar no painel “Ações de prevenção e combate à corrupção”. 

Compuseram a mesa de honra de abertura da solenidade o assessor da presidência, Cristiano Alkim, o vice-prefeito de Contagem, João Guedes, o chefe de divisão dos Programas Federais de Assistência Social da CGU, Luiz Alberto Sanábio, e o controlador geral de Contagem, Vanderelei Daniel. 

Dia Internacional Contra a Corrupção

No dia 9/12/2003, na cidade de Mérida, no México, mais de 110 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, com o objetivo de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo.
Em referência à data, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida, o 9/12 foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo país, que têm como ponto central a prevenção e o combate à corrupção.