Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de eventos sobre Fórum de Justiça Eleitoral e Regime Próprio de Previdência

07/05/2013

Foto: Thiago Rios GomesO Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais participará de dois importantes eventos em Brasília nas próximas quinta e sexta-feiras (09 e 10/05). O Vice-Presidente, Conselheiro Sebastião Helvecio, e o Corregedor, Conselheiro Cláudio Terrão, representam a Corte de Contas mineira no encontro “Controle Externo em Ação: Regimes Próprios de Previdência Social e Implementação da Nova Contabilidade Pública” e no “Fórum da Justiça Eleitoral e dos Tribunais de Contas do Brasil”.

Durante a sessão da Primeira Câmara do TCEMG de terça-feira (07/05), o Conselheiro Sebastião Helvecio enfatizou a participação dos tribunais de contas nos debates como um sinal de reconhecimento à posição de destaque conquistada pelas cortes de contas no cenário nacional. “Os tribunais de contas têm muito a contribuir para fortalecer ainda mais a democracia brasileira”, complementou.

O encontro sobre o RPPS e a Nova Contabilidade Pública será aberto pelo Ministro da Previdência Social –MPS, Garibaldi Alves Filho, no dia 09, às 10h, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade –CFC e vai contar com a participação do Secretário-Chefe da Secretaria do Tesouro Nacional –STN, Arno Hugo Augustin; do Presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro e de presidentes, conselheiros e auditores substitutos de conselheiros dos tribunais de contas e procuradores dos ministério públicos de contas.

Realizado em parceria pelo MPS, a STN, o CFC, a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil – Atricon e o Instituto Rui Barbosa – IRB, o evento tem, como um dos principais objetivos, buscar uma articulação nacional com os tribunais de contas brasileiros para debater e definir ações, visando aperfeiçoar a fiscalização de RPPS e planejar a adoção das novas normas de contabilidade aplicada ao setor público.

Os organizadores do encontro destacam a importância desse intercâmbio de informações previdenciárias, no caso do RPPS, não apenas por meio de um evento nacional de articulação, mas também de eventos estaduais de capacitação para conselheiros, auditores substitutos de conselheiros, procuradores de contas, técnicos dos tribunais de contas e, se necessário, gestores de RPPS. “A intenção é aprofundar conhecimento na matéria visando aprimorar a orientação, o acompanhamento, o controle e a fiscalização.”

Já no tema relacionado à nova contabilidade pública, a expectativa dos organizadores é de que essa articulação nacional possibilite a realização de cinco grandes capacitações para membros e técnicos dos tribunais de contas com foco na atuação dos TCs ao fiscalizar a implementação das novas normas de contabilidade aplicada ao setor público.

Ficha limpa

No dia 10 de maio (sexta-feira), os conselheiros Sebastião Helvecio e Cláudio Terrão participam do “Fórum da Justiça Eleitoral e dos Tribunais de Contas do Brasil”, que deve reunir, a partir das 9h, no auditório do Tribunal Superior Eleitoral, representantes dos 34 tribunais de contas e dos 28 tribunais eleitorais. O Fórum discutirá o controle de gastos eleitorais, o processo no Tribunal de Contas da União e a responsabilização de gestores, a efetividade do controle externo, as inelegibilidades e a Lei da Ficha Limpa.

Essa atividade conjunta foi proposta pela Presidente do TSE, Ministra Cármem Lúcia, ao Presidente do TCU, Ministro Augusto Nardes. O Presidente da Atricon, Conselheiro Antônio Joaquim, é o responsável pela mobilização dos demais tribunais de contas. A programação completa do Fórum está disponível no site www.atricon.org.br.