Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de solenidade de transição do comando da Arcco para o MPMG

31/05/2022

Foto: Luiz Gustavo Ribeiro
O presidente do Tribunal de Contas, Mauri Torres, e o superintendente de Controle Externo, Pedro Henrique Azevedo, participaram, nesta terça-feira (31/05), da solenidade de transição da coordenação executiva da Rede Arcco/MG do TCEMG para o Ministério Público de Minas Gerais. A cerimônia ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. A Arcco será coordenada pelo promotor de Justiça Daniel de Sá Rodrigues, indicado pelo procurador-geral de Justiça do MPMG, Jarbas Soares Júnior, no período 2022/2023.
 
Na solenidade, Mauri Torres destacou a importância da união das instituições em busca do bem maior para a sociedade. “A prevenção é fundamental. Nossa gestão sempre foi pautada no trabalho forte de valorização e capacitação dos controles internos. Reforço que essa atuação em rede é muito importante para o combate à corrupção”. 
 
Já Pedro Azevedo agradeceu a confiança depositada pelos integrantes da Arcco no TCEMG para conduzir a rede no último ano. “Tivemos diversas atuações no campo repressivo e pedagógico durante a pandemia, como a fiscalização dos gastos na área da saúde, o uso correto dos recursos oriundos do acordo judicial de reparação de danos devido ao rompimento da barragem de Brumadinho e os benefícios e auxílios emergenciais distribuídos no último ano”, disse, enfatizando a importância da harmonia entre os poderes para o controle ser efetivo.
 
Jarbas Soares disse que o MPMG se sente orgulhoso em assumir a coordenação da Arcco. “A população já não tolera mais a corrupção. Por isso, vamos focar na prevenção como arma principal nesse sentido”. Daniel Rodrigues, que é coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, disse que o MP buscará incrementar as ações do colegiado no combate à corrupção. “A vigilância deve ser constante. Vamos atuar no fortalecimento da governança, do controle interno e da fiscalização das gestões públicas, trabalhando tanto no eixo prevenção como repressão”. 
 
Entre as autoridades presentes à solenidade estavam os procuradores do MPCMG, Elke Moura e Marcílio Barenco. Elke participou de sua última cerimônia como procuradora-geral do órgão, que será comandado por Barenco a partir de amanhã (01/06).
 
Sobre a Rede Arcco
 
A Rede de Controle estadual denominada Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção– Arcco/MG, constituída como espaço colegiado e permanente no âmbito do Estado de Minas Gerais, é formada por órgãos/instituições integrantes da Administração Pública, signatários do acordo de cooperação técnica, firmado em 20 de novembro de 2009.
 
Os objetivos da Arcco são desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção; fortalecer, ampliar e aprimorar a articulação institucional; compartilhar informações, bancos de dados e documentos, observando, em qualquer caso, o sigilo legal e as diretrizes internas de cada órgão/instituição; estimular o controle social; desenvolver treinamentos, seminários e outros tipos de evento visando à capacitação de seus quadros e dos demais agentes públicos.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação