Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG presente em conferência sobre Transparência e Controle Social

10/04/2012

Nos dias 14 e 15 de março, no Salão Real do Hotel Tauá em Caeté – MG, foi realizada a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social Minas Gerais (Consocial), com mais de 500 participantes, recorde nacional de participação.

O evento foi promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), visando promover a transparência e incentivar a participação dos cidadãos no acompanhamento e controle da gestão pública. 

A solenidade de abertura contou com a presença da Ouvidora-Geral do Estado, Célia Barroso Pitchon, representando o Governador Antônio Anastasia, do Controlador-Geral do Estado, Plínio Salgado, além de autoridades federais, estaduais e municipais. O Auditor Licurgo Mourão esteve no evento, representando o Presidente do TCEMG Conselheiro Antônio Carlos Doorgal de Andrada.
A conferência de abertura foi realizada pelo Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, que discorreu sobre a importância da participação social no acompanhamento da gestão pública. Em seguida, o Secretário-Geral da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco, tratou de temas correlatos, declarando-se surpreso com a participação da sociedade, parabenizando a Controladoria-Geral do Estado pela perfeita organização. Ambas as conferências motivaram debate mediado pela subcotralora de Informação Institucional e Transparência de Minas Gerais, Margareth Travessoni.

Mil e duzentas propostas enviadas por trezentos e dezenove municípios foram apuradas, sistematizadas e resumidas em um conjunto de vinte que serão enviadas para a etapa nacional a ser realizada em Brasília no mês de maio próximo. A eleição dos cinquenta e seis delegados estaduais foi realizada no segundo dia do evento.

A Etapa Nacional da 1ª Consocial será realizada entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília. Participarão dessa etapa, os delegados eleitos, os delegados indicados pela Administração Pública Federal, os integrantes da Comissão Organizadora Nacional - CON, assim como também convidados e observadores.