Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG presente em seminário nacional que apóia a criação do CNTC

02/08/2010

A convite do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, o Auditor Licurgo Mourão representou o TCEMG no “II Seminário de Controle Externo da Administração Pública Municipal”, realizado pela Editora Fórum e promovido pelo Ministério Público de Contas (MP/TCM-PA) e o TCM/PA. O Evento aconteceu no dia 27/05/10, no auditório do TCM-PA, em Belém, e proporcionou aos responsáveis pelo Controle Externo, que atuam no âmbito dos municípios, recursos práticos e teóricos qualificando-os a analisar assuntos correlatos às Cortes de Contas e ao Ministério Público Especializado. A Presidente do TCM/PA, Conselheira Rosa Hage, fez a abertura dos trabalhos e expressou a satisfação de receber os presentes ressaltando ainda a importância do evento.

Entre as várias personalidades presentes, o 2º vice-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas dos Municípios (Atricon), Conselheiro Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, foi enfático ao afirmar em sua palestra que é defensor intransigente da criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC). Segundo o Conselheiro Antônio, “os Tribunais de Contas são depositários de informações concretas para que a sociedade possa avaliar os gestores. Mas é necessário ter credibilidade, e quem vai dar essa credibilidade aos Tribunais é a transparência.”

Na oportunidade o Auditor Licurgo Mourão proferiu palestra intitulada “Dez anos da Lei de Responsabilidade Fiscal: Repercussões nas Licitações e Contratos Públicos”. O seminário contou ainda com palestras de outros doutrinadores ilustres detentores de grande conhecimento jurídico como o Ministro Benjamim Zymler, Vice-presidente do Tribunal de Contas da União; Juarez Freitas, Professor da PUCRS e da UFRGS e presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público e do Conselho Editorial da Revista Interesse Público; Fabrício Motta, Procurador do MP junto ao TCM-GO, professor de Direito Administrativo da UFG, presidente do Instituto de Direito Administrativo de Goiás (IDAG) e doutor em Direito do Estado (USP); Prof. Luciano Ferraz, Mestre e Doutor pela UFMG, Professor de Direito Administrativo da UFMG; Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, Mestre em Direito Econômico e Social PUC/PR, especialista em Direito Administrativo e em Direito Empresarial PUC/PR; Cristiana Fortini, Doutora em Direito pela UFMG, Procuradora-Geral Adjunta de Belo Horizonte e Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA) entre outras personalidades.

Em sua palestra, o Auditor Licurgo Mourão evidenciou os avanços alcançados na gestão do Conselheiro Wanderley Ávila, com impactos visíveis na celeridade processual e na produtividade dos relatores, explanando ainda quanto ao conceito e os efeitos da prescrição intercorrente no âmbito dos Tribunais de Contas e seus reflexos processuais, conclamando os agentes de controle a uma atuação eficiente e voltada aos anseios maiores da sociedade que clama por celeridade na prestação dos serviços estatais e por segurança jurídica.