Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG presente no III Fórum Latino-Americano de Gestão Pública em Curitiba

06/06/2011

À convite da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná e da Unicuritiba, o Auditor Licurgo Mourão representou esta Corte de Contas no III Fórum Latino-Americano de Gestão Pública e no II Congresso Ítalo-Latino Americano de Direito Administrativo que aconteceram simultaneamente na cidade de Curitiba, em homenagem ao saudoso professor Manoel de Oliveira Franco Sobrinho.

Realizado de 05 a 07 de maio, a abertura oficial do evento aconteceu no auditório da Unicuritiba e reuniu cerca de quarenta especialistas do Brasil, Argentina, México, Venezuela, Uruguai, Itália e um público formado por juízes, procuradores, auditores, advogados, professores, mestrandos e interessados nos aspectos jurídicos da gestão pública.

Dentre o temas acerca da administração pública foram discutidos a organização da Copa do Mundo no Brasil, o atraso na reforma dos aeroportos, a construção de estádios e demais dificuldades que o país enfrenta para cumprir o cronograma de obras para o evento em 2014. Segundo o advogado Rodrigo Pironti, “a falta de planejamento gera a necessidade de contratações emergenciais que dão margem a superfaturamentos e direcionamento de licitações”. De acordo com o Prof. Márcio Cammarosano da USP-SP, “a sociedade precisa estar atenta aos investimentos que irão acontecer em infraestrutura no Brasil em virtude da Copa de 2014”.

O Auditor Licurgo Mourão proferiu palestra intitulada: “Contratação de Publicidade e Divulgação Institucional (Lei n.º 12.232/10)” onde discorreu sobre a nova regulação, salientando que se estabeleceu mais rigor para o processo licitatório de contratação de serviços publicitários, possibilitando mais transparência e qualidade nas contratações em todas as esferas do poder público. Destacou ainda que a Lei 12.232/10 instituiu a exigência de que as agências de propaganda interessadas disponham do Certificado de Qualificação Técnica, expedido pelo Conselho Executivo das Normas Padrão - CENP, o que previne que empresas sem condições participem de processos licitatórios. Em vista de escândalos passados que envolveram contratações de publicidade pelo poder público, o próprio mercado publicitário colaborou com o processo de aprovação da lei em foco, com o objetivo de regulamentar a atuação da publicidade no setor público no Brasil, evitando-se assim possíveis irregularidades, por meio do estabelecimento de um critério mais técnico, rigoroso, eficiente, ético, responsável e com maior transparência contratual. “Sem dúvida, é uma conquista considerável para o mercado de publicidade no país que trouxe o reconhecimento a empresas competentes que possuem estrutura física, profissional e que estejam dispostas a trabalhar com seriedade e a prestar um serviço honesto e de qualidade à sociedade”, assinalou.

Por sua vez, o Dr. Márcio Vinícius Spinelli, Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria Geral da União (CGU), expôs sobre asformas de controle dos gastos do governo federal.

O italiano Mário Ciaccia afirmou em sua palestra que o Brasil é um país atrativo para investimentos, em especial para a Copa de 2014. Ele acredita no fortalecimento da relação Brasil - Itália baseada no tripé governo, bancos e interesses privados,” Para isto, basta a boa vontade pública e garantia de segurança para os investimentos”, acrescentou.

O Prof. Rodolfo Carlos Barra, ex-Ministro da Corte Suprema de Justiça Argentina, em sua conferência de encerramento, ressaltou a necessidade de se investir em uma infraestrutura que permita o desenvolvimento sustentável em toda a América do Sul e exemplificou a construção de uma alternativa férrea que ligue o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, passando pelo Chile, Argentina, Paraguai e Brasil. Para isto, salientou, será necessária a constituição de um fundo garantidor supranacional que irá atrair investidores, oferecendo a segurança mínima necessária ao empreendimento.

O evento contou ainda, com palestras de juristas, professores, advogados e especialistas de todas as esferas da federação e dos âmbitos público e privado, brasileiro e estrangeiro, são eles: Adriana Schier (BRA), Agustín Garcia Sanz (ARG), Alberto Biglieri (ARG), André Freire (BRA), Ângela Costaldello (BRA), Carlos Luís Carrillo (VEN), Claudine Bettes (BRA), Daniel Ferreira (BRA), Daniel Hugo Martins (URU), Daniel Muller (BRA), Diego Galante (URU), Edgar Guimarães (BRA), Eurico Bittencourt Neto (BRA), Fernanda Bourgues (BRA), Fernando Vernalha Guimarães (BRA), Gerónimo Rocha Pereyra (ARG), Gustavo Swain Kfouri (BRA), Ivan Bonilha (BRA), Ignis Salvador Castillo Correa (MEX), Ippolito Pucci (ITA), José Anacleto Abduch dos Santos (BRA), Jorge Samek (BRA), Luciano Elias Reis (BRA), Luis Bernardo Dias Costa (BRA), Luiz Alberto Blanchet (BRA), Licurgo Mourão (BRA), Mariano Cordeiro (ARG), Márcia Carla Pereira Ribeiro (BRA), Marcos Serrano (ARG), Mário Ciaccia (ITA), Mário Vinícius Spinelli (BRA), Márcio Cammarosano (BRA), Marcus Bittencourt (BRA), Martin Plaza (ARG), Mateus Eduardo Bertoncini (BRA), Paulo Roberto Ferreira Motta (BRA), Paola Ferrari (BRA), Phillip Gil França (BRA), Rafael Munhoz de Mello (BRA), Rainer Czajkowski (BRA), Raquel Dias da Silveira (BRA), Regina Bacellar (BRA), Regina Ferrari (BRA), Renata Bueno (BRA), Roberto Di Benedetto (BRA), Rodrigo Ochoa (MEX), Rodolfo Barra (ARG), Rodrigo Pironti (BRA), Romeu Felipe Bacellar Filho (BRA), Santiago R. Carrillo (ARG), Sebastián Álvarez (ARG), Tanya Kozicki de Mello (BRA), Tarso Cabral Violin (BRA) e Tiago Breus (BRA).