Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG promove reflexão sobre reciclagem e formas de descarte para transformar o mundo

18/06/2025

A primeira palestrante da manhã foi a ecoartesã Loli Colpas - fotos: Vinícius Dias

Dando continuidade à programação do Junho Verde TCEMG, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) promoveu, nesta manhã (18), o seminário de conscientização do meio ambiente, com palestras e oficinas para tratar do reaproveitamento e reciclagem de materiais que, comumente, são jogados no lixo. O objetivo do evento foi provocar na equipe do TCEMG uma reflexão sobre a necessidade de preservação do planeta. 

A primeira palestrante da manhã foi a ecoartesã Loli Colpas, com o tema: “O Artesanato Reverso: Um apoio à Sustentabilidade”. Loli falou do artesanato que utiliza materiais não convencionais em apoio à sustentabilidade.

O painel “Resíduos e Coleta Seletiva”  reuniu o representante da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), Alfredo Índio; e o artista plástico Léo Piló, que ressaltaram a importância de separar resíduos recicláveis dos não recicláveis, de reduzir o consumo de embalagens e de ser um consumidor consciente, escolhendo produtos com embalagens recicláveis ou reutilizáveis, evitando, assim, embalagens desnecessárias.

O coordenador de Qualidade e Meio Ambiente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Diego Paludetti, falou sobre o tema "Descarte Adequado de Medicamentos: Um ato de Cuidado com Você e com o Meio Ambiente".

As representantes da empresa Aperam — especializada na produção e comercialização de aço inoxidável, com atuação em reciclagem — Kassielly Azevedo, Laís Magalhães Martins e Maria Vanda Alves, apresentaram o Projeto Dê Alças, desenvolvido pela empresa, que visa proteger o meio ambiente, reduzir o descarte de resíduos e promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do Vale do Jequitinhonha. Na sequência, o evento ainda contou com a oficina e plantio de árvores com a participação do representante da Emater, Márcio Stoduto. À tarde foram realizadas oficinas de arte com resíduos e materiais reaproveitáveis.