Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG recebe visita técnica de auditores de Cabo Verde

15/09/2016

Os auditores do Tribunal de Contas da República de Cabo Verde, Henrique Silva e Luciano Fortes, realizaram, entre os dias 13 e 15 de setembro de 2016, uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O principal objetivo dos auditores foi conhecer o funcionamento, a estrutura, as principais atividades e as ferramentas utilizadas pelo TCEMG para exercer o controle da gestão pública de forma eficiente, eficaz e efetiva.

A coordenadora da Revista do TCEMG recebeu os auditores na Escola de ContasNa terça-feira, 13/09, os auditores conheceram o Memorial, a Casa dos Contos, a Biblioteca e o Plenário do TCEMG. Em seguida, eles foram recebidos na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo pela coordenadora da Revista, Denise Mariano de Paula. Fechando o primeiro dia da visita, a diretora de Controle Externo dos Municípios, Cristiana Lemos, recebeu os auditores e apresentou as principais atividades de controle exercidas pela diretoria.

Na quarta-feira, 14/09, os auditores acompanharam a sessão plenária do TCEMG e em seguida foram recebidos pelo presidente da Corte de Contas mineira, Sebastião Helvecio. Finalizando o segundo dia da visita, a diretora de Tecnologia da Informação, Cristiana Veloso, apresentou aos auditores as ferramentas e os sistemas de tecnologia desenvolvidos pelo Tribunal. O auditor do Tribunal de Contas de Cabo Verde, Luciano Fortes, contou que as “soluções de informática no país africano são desenvolvidas por uma empresa terceirizada e a autonomia que o TCEMG possui para desenvolver seus próprios sistemas foi algo que chamou bastante atenção”, pontuou.

No último dia da visita técnica, durante a manhã, os auditores conheceram o sistema de transmissão das sessões do TCEMG, as atividades e os produtos desenvolvidos pela Diretoria de Comunicação. À tarde, o superintendente de Controle Externo em exercício, Túlio Cesar Pereira, falou sobre a estrutura de funcionamento do Tribunal e apresentou o Geo-Obras, o Fiscap e o sistema de jurisprudência do TCE.

O auditor de Cabo Verde, Henrique Silva, contou que o interesse em conhecer o Tribunal de Contas de Minas Gerais surgiu em 2014 quando uma comitiva do país veio até o Brasil e, na ocasião, assinou um acordo de cooperação técnica com o TCEMG. “Ouvi falar muito bem do Tribunal e, quando recebi o convite do presidente Sebastião Helvecio aceitei prontamente”, explicou o auditor. “Gostei muito do que vi e irei conversar com nosso presidente para que ele também venha conhecer o trabalho desenvolvido aqui”, declarou.

Os auditores conheceram a sala de transmissão das sessões do TCE (Foto: Thiago Rios)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação