Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG reforça compromisso com a Primeira Infância em visita ao Grupo dos Amigos da Criança

22/08/2025

Parceria em ação: Grupo reunido durante a visita do TCEMG à creche do Paulão para reforçar o apoio à Primeira Infância (Foto: Thiago Rios Gomes)

A política de atenção à Primeira Infância, uma das prioridades da gestão do presidente Durval Ângelo no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), foi reforçada nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, com a visita do presidente ao Grupo dos Amigos da Criança (GAC).

A instituição, conhecida também como "Creche do Paulão", atua há mais de três décadas no complexo Santa Lúcia de Belo Horizonte e recebeu a comitiva do TCEMG em um encontro que reforça a importância da parceria entre o controle externo e as iniciativas que promovem o desenvolvimento de crianças e adolescentes, antes do II Encontro Nacional da Primeira Infância (II Enapi), que será realizado pelo Tribunal, a partir do dia 27 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte.
A visita ao GAC, que oferece apoio educacional e social a crianças e jovens, revelou alguns dos desafios diários da instituição. Paulo Roberto Braga, um dos fundadores e membro atuante na administração do GAC, falou sobre o prestígio e a necessidade de buscar soluções para os problemas. "Esse projeto aqui não fechou ainda por milagre", contou Paulo, destacando a importância da participação comunitária e a vulnerabilidade social da região onde a creche está localizada.
Paulo apontou as dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias das crianças assistidas pelo GAC e ressaltou a necessidade de apoio para manter o projeto, que atende atualmente a 85 crianças.
Os desafios de infraestrutura e a busca por mais recursos foram detalhados pela coordenadora administrativa do GAC, Maria Aparecida Bernardes. Cida, como é conhecida, explicou que precisa de “investimentos para trabalhar melhor com as crianças e não deixá-las abandonadas na idade mais propícia para as coisas ruins acontecerem”.
O presidente Durval Ângelo enalteceu o trabalho do GAC e convidou todos para o II Enapi, que “pretende mostrar a necessidade das políticas públicas voltadas para a primeira infância".