Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG sedia debate sobre contas de Governo

30/09/2011

O tema “Contas de Governo e Contas de Gestão/Responsabilidade e Responsabilização” foi o escolhido pelo segundo encontro técnico de nível nacional do Grupo de Contas, realizado nos dias 29 e 30 de setembro, em Belo Horizonte. O evento inclui três painéis e trabalhos de dinâmica de grupo nas instalações da Escola de Administração Fazendária – ESAF, no bairro Belvedere.

Participam do encontro membros e técnicos de tribunais de contas estaduais, municipais, de municípios e da União, escolhidos entre os que trabalham diretamente com contas anuais. O Grupo de Contas do Governo atua por vinculação ao Promoex – Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros.

A abertura oficial contou com a presença do secretário-geral do TCE/MG, Leonardo Ferraz; do coordenador do Grupo de Contas de Governo do Promoex, Emílio Vinhadelli Papadópolis; da superintendente de apoio ao controle externo do TCEMG, Heloísa Helena Nascimento Rocha; da diretora de Controle Externo do Estado do TCEMG, Valquíria Pinheiro; e da diretora de Controle Externo dos Municípios do TCEMG, Cristiana Lemos.

PROGRAMAÇÃO

Os três painéis foram realizados neste primeiro dia, começando com o tema “O Processo no Âmbito dos Tribunais de Contas: Julgamento de Contas e Parecer Prévio”, proferido pelo professor Luciano de Araújo Ferraz. Ainda na parte da manhã Márcio Bessa, representante do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, falou sobre “Contas de Gestão e Contas de Governo. "A Experiência no TCM/CE no STF". No início da tarde foi a vez de Heloisa Helena Nascimento Rocha, superintendente de apoio ao Controle Externo do TCEMG, que escolheu o tema “Contas Anuais como Procedimento de Controle: Tendências e Perspectivas a partir da Lei Complementar nº 102/08 – Lei Orgânica do TCEMG”.

Após o terceiro painel, foi realizado um trabalho de dinâmica de grupo com a divisão em quatro equipes, cada uma com um tema diferente: “Contas anuais globais – parecer prévio”, “Contas de gestão”, “Contas anuais dos chefes dos poderes Legislativo, Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública” e “Gestão fiscal, matéria de contas?“.

O segundo dia começou com uma retomada dos trabalhos pelas equipes e seguiu com a apresentação de cada grupo temático em uma reunião geral, com as conclusões dos trabalhos. Após curto intervalo foi elaborada a minuta do relatório final com uma síntese das discussões e propostas finais.

A organização do evento é de um grupo de servidores de tribunais de contas brasileiros, criado recentemente durante uma reunião do Promoex. O coordenador geral é Emílio Vinhadelli Papadópolis, do Tribunal de Contas do Distrito Federal, que divide os trabalhos de Belo Horizonte com as duas representantes do TCEMG, Ana Beatriz Vieira Franco e Maria Mônica Teixeira Siman Salema, ambas técnicas de controle externo.

O Promoex é um programa que direciona investimentos e esforços às instituições responsáveis pelo controle externo da administração pública, os tribunais de Contas. A execução das ações de âmbito nacional é de responsabilidade do IRB - Instituto Ruy Barbosa e a da ATRICON - Associação dos Tribunais de Contas do Brasil, entidades representativas dos Tribunais de Contas. A execução do Promoex teve início no segundo semestre de 2006 e será encerrado em junho de 2012. O Programa é viabilizado por um convênio firmado entre Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que faz os repasses aos Tribunais de Contas brasileiros, que também investem por contrapartidas.