Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG sedia reunião de Comitê de Compatibilização e Acompanhamento Orçamentário

01/10/2025

Desembargador Vicente Oliveira, presidente Durval Ângelo, governador Romeu Zema, defensora-geral Raquel Dias e procurador-geral do MPMG, Paulo de Tarso - Fotos: Hernando Garcia/TCEMG
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) sediou, nesta terça-feira (30/9), uma reunião do Comitê de Compatibilização e Acompanhamento Orçamentário. O encontro teve como objetivo o acerto da composição, da dinâmica de funcionamento e do alinhamento estratégico da comissão permanente. 
 
Participaram da reunião o conselheiro-presidente do TCEMG, Durval Ângelo; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Paulo de Tarso Filho; a defensora pública-geral, Raquel Dias; e o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente Oliveira.
 
A formação do grupo está prevista na Constituição Estadual de Minas Gerais. São seis os membros indicados para compor a comissão: um da Mesa da Assembleia Legislativa (ALMG); um do Governo do Estado; um pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); um pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); um pelo presidente do Tribunal de Contas mineiro e um pela defensora pública-geral do Estado (DPMG). Cabe à comissão definir a limitação de despesas dos seus órgãos, caso ao final de cada bimestre haja a sinalização de que as metas fiscais não serão cumpridas.
 
Debates técnicos
 
Os integrantes do comitê aproveitaram a reunião para debaterem outros pontos, entre eles as mesas de conciliação que envolvem o governo estadual e estão em trâmite no Tribunal, além de discussões técnicas sobre as contas de governo.
 
A reunião também teve a presença do vice-presidente do TCEMG, conselheiro Agostinho Patrus; do secretário-geral do Estado, Marcel Beghini; da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Sílvia Listgarten, do secretário estadual de Fazenda, Luiz Claudio Gomes; do advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; do secretário Executivo do Comitê de Compatibilização, Guilherme Parentoni; do diretor-geral do TCEMG, Gustavo Vidigal; do diretor de Finanças do TCE, Eduardo Chaves, do secretário-geral do TJMG, Guilherme do Valle; entre outras autoridades.