Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG suspende concurso da Emater por suspeita de oferta de empregos sem previsão legal

14/04/2016

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) suspendeu, durante sessão desta quinta-feira, 14 de abril, o concurso público da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), que tinha provas marcadas para o dia 8 de maio. A paralisação é uma medida cautelar, prevista em lei, para prevenir lesões aos cofres públicos ou a direito dos envolvidos. E, como acontece com outras deliberações, ela pode ser alterada por meio de recursos.

Ao apreciar o processo nº 969.598, referente ao Edital nº 001/2015, o conselheiro Wanderley Ávila – relator da matéria – identificou suspeitas de irregularidades, que foram aceitas pelo colegiado da Segunda Câmara. Entre elas, a de que os empregos ofertados no concurso público “carecem de previsão legal que os regulamente”. Anteriormente, o TCEMG já havia determinado o envio de projeto à Assembleia, para criação do quadro de empregos. Entretanto, a medida não foi cumprida.

O Tribunal identificou também algumas regras do edital que não observam a garantia do exercício do contraditório e da ampla defesa. Outro problema é o recolhimento da taxa de inscrição diretamente na conta corrente da entidade organizadora do concurso, em desobediência a um parecer do TCEMG.