Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG suspende edital no Campo das Vertentes

29/06/2021

foto ilustrativa de uso livre, retirada da internet

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) confirmou, na sessão do dia 29/06/2021, a suspensão do pregão presencial 015/2021, para a contratação de serviços de consultoria e assessoria técnica à Secretaria de Educação para ensino remoto e hibrido aos alunos da rede municipal da cidade de Desterro do Melo, na região do Campo das Vertentes. A denúncia (processo nº 1.102.157), foi feita pela empresa A Consultoria Eireli e recebida pelo conselheiro Mauri Torres, que determinou a suspensão liminar do processo licitatório e o encaminhou para referendo da Primeira Câmara, como determinado pelo regimento interno do Tribunal.


De acordo com o voto do relator, o edital, em seu item 7.4.4, exige a apresentação de, no mínimo, dois atestados de comprovação de capacitação técnico-operacional, fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado. Contudo, o conselheiro Mauri esclareceu que a cobrança de dois atestados é restritiva e somente se mostra regular se demonstrada a excepcionalidade da situação ou complexidade do objeto, devendo ser justificada no processo licitatório. Afirmou que “dentre as deliberações desta Corte, nas quais se confirmou a irregularidade na cobrança de número mínimo de atestados para comprovação da qualificação técnica sem a devida justificativa, merece destaque o acórdão proferido nos autos da Denúncia n. 1.012.152, de relatoria do Conselheiro José Alves Viana”.


O Tribunal de Contas determinou à prefeita Mayara Garcia Lopes da Silva Tafuri e à pregoeira Luciléia Nunes Martins que suspendam a licitação na fase em que se encontra, sob pena de multa de até R$ 10 mil.


Alda Clara / Coordenadoria de Jornalismo e Redação