Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG terá programação especial para Semana do Orgulho LGBTQIAPN

25/06/2025

O Tribunal de Contas de Minas Gerais acredita que respeitar a diversidade é fortalecer a democracia. Na próxima terça-feira (01/07), o TCEMG realiza a “Semana do Orgulho LGBTQIAPN+: Vozes, Cores e Resistência - A Diversidade que Transforma”, com uma programação especial, incluindo palestras, conteúdos educativos e ações culturais que estimulam o diálogo sobre diversidade, cidadania e o papel das instituições públicas na garantia dos direitos humanos.
 
A primeira ação do dia será a abertura da exposição “Translúcida”, com fotografias de mulheres transgênero privadas de liberdade, de autoria do ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Salão Mestre de Piranga, na entrada do Tribunal. 
 
Captadas em preto e branco, as imagens mostram um pouco da realidade de mulheres transgênero presas, que se permitiram estar em frente a uma câmera fotográfica exibindo gestos, olhares e até sorrisos, mesmo em meio ao preconceito e às angústias da vida na prisão. A finalidade é ampliar o debate e refletir sobre os dilemas que habitam as celas brasileiras. As imagens fazem parte do livro “Translúcida”, obra organizada pelo ministro Sebastião Reis Júnior.
 
Palestras e painéis
 
Em seguida, no Auditório Vivaldi Moreira, o presidente do Tribunal de Contas, Durval Ângelo, abre o dia de palestras.  O painel de abertura, intitulado “Desafios e avanços na garantia dos direitos LGBTQIAPN+: uma análise da realidade atual e perspectivas futuras” terá debates da vereadora Juhlia Santos, - primeira mulher travesti, preta e quilombola a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Belo Horizonte -, da delegada-chefe adjunta da Delegacia de Combate a Discriminações contra pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas negras e diversidade religiosa da Polícia Civil do Distrito Federal, Cynthia Carvalho, dos defensores públicos de Minas Gerais, Vladimir Rodrigues e Paulo César Almeida, da promotora do Ministério Público de Minas Gerais, Maria Constância Alvim, do presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), Maicon Chaves, e da jurista Maria Berenice Dias, além do assessor da Presidência do TCE, João Miguel. 
 
Pela tarde, os escritores e professores Ettore Medeiros e Luiz Morando, a especialista em assistência social Ana Paula Bersan, o psicanalista Lucas Patrick do Vale, a integrante da ONG Mães pela Diversidade, Ana Márcia Cabral, e a psicóloga clínica e social Dacira Ferrão ministrarão palestras e painéis que abordarão temas como: “Diversidade e inclusão: por que você também tem a ver com isso?”, “Amar sem medo: História de coragem” e “As dissidências de sexo/gênero, em Belo Horizonte, nas décadas de 1950 a 1980”.
 
Com o evento, o Tribunal reafirma seu compromisso com a inclusão, a equidade e a valorização das múltiplas identidades que formam a sociedade brasileira. O TCE reforça que controle externo também se faz com empatia, justiça e diversidade.
 
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+
 
Comemorado em 28 de junho, em homenagem aos eventos de Stonewall (EUA), em 1969, que marcaram um momento importante na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, a data é celebrada mundialmente como marco de visibilidade, justiça e respeito. Mais do que uma data simbólica, este é um momento de escuta ativa, de aprendizado e de promoção de uma cultura institucional que acolhe, respeita e reconhece os direitos de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual, identidade ou expressão de gênero. 
 
Serviço: “Semana do Orgulho LGBTQIAPN+ - Vozes, Cores e Resistência: A Diversidade que Transforma”
Data: 01/07/2025 – terça-feira, às 9h
Local: TCEMG – Avenida Raja Gabáglia, nº 1305, Luxemburgo / BH-MG
Programação: https://eeventos.tce.mg.gov.br/lgbtqiapn2025