Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCESP vem a Minas para conhecer o Na Ponta do Lápis

05/02/2019

A assessora da Presidência Naila Garcia Mourthé com os diretores do TCESP (Foto: Karina Camargos Coutinho)

Na manhã de hoje (5/2/2019), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebeu a visita de representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que vieram conhecer o Programa Na Ponta do Lápis. A comitiva veio a pedido da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que demonstrou o interesse de conhecer o Programa e a ferramenta desenvolvida pelo TCE mineiro. O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Cláudio Terrão, foi quem recebeu o diretor de Fiscalização da Educação, Aluísio Genofre Bicudo Abílio; o diretor das Contas do Governador, Licinio dos Santos Silva; e o diretor de Sistemas, José Ricardo Figueiredo Vaz. Em seguida, eles se reuniram com a assessora da Presidência Naila Garcia Mourthé, responsável pelo Programa Na Ponta do Lápis, que traçou um panorama e um histórico do programa e também do aplicativo Na Ponta do Lápis. Os diretores também visitaram as dependências da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do TCEMG e foram recebidos pela diretora da área, Cristiana Veloso. O analista de sistemas Jonathan Mafra explicou aos diretores do TCE paulista como funciona a parte operacional do app Na Ponta do Lápis.

Os diretores se interessaram bastante pelo programa e pelo aplicativo Na Ponta do Lápis e disseram que “possivelmente” a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo se interesse em adotá-lo. Entre as dúvidas respondidas e os detalhes informados, Naila relatou que 791 municípios mineiros já estão cadastrados no Sistema de Gestão de Identidade (SGI) do Tribunal de Contas, essencial para o acesso à “área de gestor” do aplicativo Na Ponta do Lápis. “A ferramenta está disponível para a sociedade. Nosso maior desafio é conscientizar diretores de escolas e secretários de educação sobre a importância dela, inclusive para suas gestões”, esclareceu Naila, que relatou a existência de 14 mil unidades escolares no Estado de Minas Gerais.

Os diretores do TCESP com a coordenadora do Programa Na Ponta do Lápis, Naila Garcia Mourthé (Foto: Karina Camargos Coutinho)

Naila Mourthé informou que, até outubro de 2018, o aplicativo Na Ponta do Lápis possuía 4.481 usuários cadastrados e 4.352 relatos. Acrescentou que 1.181 escolas receberam respostas de questionários ou relatos e 9.904 respostas a questionários haviam sido computadas pelo aplicativo. A assessora também relatou o que foi visto nas auditorias feitas pelo TCE no Estado e o resultado positivo de um levantamento de infraestrutura do Tribunal, que resultou em melhorias diretas para as escolas.


Redação e fotos: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação