Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCM-GO visita TCEMG para conhecer Programa na Ponta do Lápis

21/02/2018

A equipe de Goiás foi recebida no Salão Nobre da Presidência

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebe de hoje, 21/02/2017, até sexta-feira, 23, a visita técnica do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). A equipe de Goiás veio conhecer o Programa na Ponta do Lápis. Os auditores de controle externo Rubens Custódio, Marco Aurélio Batista e Henriques Turibiu foram recebidos no Salão Nobre pelo presidente do TCEMG, conselheiro Cláudio Terrão, pela assessora da presidência e coordenadora do Na Ponta do Lápis, Naila Garcia Mourthé, e pelo chefe de gabinete da Presidência, Cristiano Alkmim.

O presidente Cláudio Terrão, que já foi procurador no Ministério Público de Contas de Goiás, fez questão de receber a equipe e se colocou à disposição para que no “tempo mais breve possível Goiás possa levar não só a tecnologia do aplicativo Na Ponta do Lápis, mas também o conhecimento sobre os processos de trabalho que já foram utilizados em Minas Gerais”. O presidente ressaltou que o programa “estará sempre aberto a melhorias” e contou que TCEMG está disposto a “liberar todos os programas fontes necessários”.

O analista de controle externo Marco Aurélio Batista contou que, depois de conhecer o programa por meio de matérias da imprensa mineira e no site do TCEMG, chegou à conclusão que o primeiro passo para a implantação do programa em Goiás era entrar em contato o Tribunal de Contas de Minas Gerais. Segundo ele, “é uma realidade que está mais próxima por conta do aplicativo desenvolvido e pela quantidade de municípios que Estado possui”.

Coube à assessora da Presidência e coordenadora do Programa Na Ponta do Lápis, Naila Gracia Mourthé, detalhar o programa aos auditores de Goiás. A assessora explicou que o TCEMG está qualificando os públicos envolvidos com a educação. Para isso, tem realizado diversas ações com prefeitos, secretários de educação e a comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas, além de associações de pais e estudantes).

Naila também destacou que, além das auditorias operacionais e de conformidade já existentes no TCEMG como, por exemplo, uma que pretende avaliar o motivo da queda sucessiva, em alguns municípios, dos índices de aprendizagem verificados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), também serão realizadas outras “ações de fiscalização”. Outro ponto destacado pela coordenadora foi o aplicativo na Ponta do Lápis, que é uma das vertentes do prgrama e foi lançado oficialmente no dia 26 de setembro de 2017.

À tarde, os analistas visitaram o Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato, onde foram recebidos pela diretora Milena de Brito Alves. O analista de controle externo Rubens Custódio contou que o principal objetivo da visita ao Suricato é “conhecer o Centro de Inteligência e saber como Tribunal de Contas de Minas Gerais lida com a análise de dados”.

Amanhã, 22/02, a equipe de Goiás irá conhecer as áreas técnicas do TCEMG e a Diretoria de Tecnologia da Informação. Na sexta-feira, 23, eles visitarão a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo para conhecer as ações de capacitação no âmbito do Programa na Ponta do Lápis. 

A assessora Naila Mourthé detalhou o programa


Texto: Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação 
Fotos: Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação