Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Terrão avalia em relatório que mandato foi 'tempo de plantar'

13/02/2019

Na última reunião plenária de sua gestão como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), realizada nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, o conselheiro Cláudio Terrão entregou aos seus pares o Relatório de Gestão do Biênio 2017/2018, que também está disponível a todos por meio do Portal do TCEMG na internet. Numa centena de páginas, a publicação apresenta as ações do órgão em cinco partes: Na Ponta do Lápis, Transparência, Receitas Públicas Municipais, Aperfeiçoamento da Gestão Interna e, por fim, Outras Ações Relevantes. 

Na mensagem do Presidente, que abre o documento, Cláudio Terrão avalia que o seu mandato foi um “tempo de plantar”, fazendo referência ao livro bíblico Eclesiastes.  No mesmo texto, o responsável pela priorização do controle externo da educação pública em Minas Gerais se preocupa em “cuidar para que as sementes lançadas possam converter-se também em legado às futuras gerações”.

Desempenho

Ainda na sessão, o presidente da Corte de Contas fez a prestação de contas do Plano de Ação executado em 2018, decorrente da Avaliação de Desempenho 2017 do TCEMG na metodologia do Marco de Medição de Desempenho (MMD) do programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), concebido pela Atricon. 

Cláudio Terrão observou que o “Plano de Ação contém ações de curto, médio e longo prazo necessárias à melhoria do desempenho do Tribunal, sendo possível realizar, nesse momento, a apresentação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos executáveis em curto prazo”. Em seguida, descreveu as melhorias implantadas relativas a dez indicadores de desempenho.

“Espírito de corpo”

Ao final da sessão, Terrão agradeceu aos gestores e servidores do TCEMG. Para ele, o quadro de colaboradores da instituição, além de demonstrar profissionalismo e motivação, conseguiu desenvolver um “espírito de corpo”, fato que, segundo o dirigente, foi o que mais o tocou. “Exatamente em face desse espírito colaborativo, da energia empenhada por todos os servidores da casa, fica aqui o meu mais sincero agradecimento”, confessou. 

João Cerqueira / CJR